• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Trajetória

A vida do Coritiba não foi nada fácil nos últimos dois anos. Quando o rebaixamento foi confirmado, o martírio da torcida começou. Eleições intermináveis, falta de identidade de jogadores com o time, constantes trocas de treinadores, falsificação de assinatura, pedido de impeachment e brigas no aeroporto. Reestruturação técnica, sangue novo, união, TORCIDA, trabalho e objetivos. Por fim, a volta.

Confira toda a trajetória do Coritiba do buraco à glória

Entrevista coletiva

"Só vou comemorar mesmo quando nós formos os campeões. Estou trabalhando para isso. Um time com essa grandeza que tem o Coritiba, tem que lutar sempre para ser campeão. Vou ficar muito frustrado se o nosso time não for o campeão".

Confira mais trechos da entrevista de René Simões

Quase 700 dias depois de um sofrimento esquecível, o Coritiba empatou com o Vitória no estádio Couto Pereira e conquistou na tarde deste sábado a sua classificação para a 1.ª divisão do futebol brasileiro. Apenas cerca de 35 mil torcedores foram ao estádio acompanhar o jogo, já que outros tantos milhares de Coxa-Brancas formaram uma corrente positiva durante toda a tarde – na verdade durante os últimos dois anos - para por volta das 19h do dia 03 de novembro de 2007 comemorar o acesso à Série A do Brasileirão.

Não foi a vitória acachapante que a torcida esperava – nem vitória foi – mas a festa já estava preparada desde o começo da semana. O Coritiba chegou aos 63 pontos na classificação da Série B e, graças ao tropeço do Criciúma, que perdeu por 2 a 0 para o Santo André em Santa Catarina, o alviverde abriu 13 pontos de vantagem em relação ao 5.º colocado (o próprio Criciúma). Assim, mesmo que perca todos os próximos 4 jogos, o Coxa está de volta à elite do futebol nacional.

Análise

O Coritiba foi a campo sob a pressão de ter a chance de conseguir o acesso à primeira divisão já neste sábado, com quatro rodadas de antecedência. A euforia tomou conta dos torcedores durante a semana e o clima de festa foi aos poucos sendo preparado para a hora do jogo. Os jogadores e o treinador, apesar de manterem suas posturas de não comemorar o retorno antecipado, estavam nervosos pelo jogo.

O alviverde não se portou como o esperado durante os 90 minutos. Em alguns instantes, no começo dos dois tempos de jogo, o time foi ofensivo e agrediu o adversário buscando o gol. Conseguiu, mas relaxou e permitiu o empate. O resultado foi bom para o Coritiba e seria excelente se o Criciúma tropeçasse e não vencesse o Santo André. E foi exatamente isso que aconteceu. Festa merecida e esperada. O Coritiba voltou.

O jogo

Nos primeiros dez minutos o Coritiba preparou um eficiente esquema de pressão para impor ao adversário seu padrão de jogo. As bolas eram trabalhadas principalmente pelo meio, mas jogadas de real perigo só não foram criadas com mais freqüência porque os passes não tinham muita qualidade.

Mesmo assim a primeira chance real de gol foi Coxa-Branca. Aos 9 minutos Ricardinho trabalhou a bola pelo meio, driblou a marcação e bateu colocado para grande defesa de Ney. A resposta do Vitória veio recheada de perigo aos 12 minutos, quando Índio chutou com perigo e Edson Bastos faz uma grande defesa.

Uma chance mais para cada lado nos minutos seguintes. Aos 24 minutos o lateral Ivo foi conduzindo a bola pela meia direita ofensiva, ninguém apareceu na marcação e ele arriscou o chute, que saiu perigoso, mas para fora. Dois minutos depois foi a vez de Jackson aparecer com perigo para arriscar o arremate de longe. A bola desviou em Joãozinho e quase enganou o goleiro Edson Bastos.Apesar de seguir errando muitos passes, um deles saiu perfeito. Aos 30 minutos de jogo Ivo deu uma arrancada pela direita e tocou para Pedro Ken no meio. O prata-da-casa alviverde dominou e por entre os zagueiros achou Fabinho entrando livre na área o Vitória. O lateral esperou o tempo da bola e deu um toque bonito nas redes de Ney para abrir o placar para os anfitriões.

Depois do gol o Coritiba recuou em demasia. Os jogadores alviverdes começaram a trocar passes em seu campo de defesa, chamando o adversário para cima. O resultado não poderia ser outro e aos 41 minutos aconteceu o empate. Bida carregou na direita e cruzou. Joãozinho recebeu sozinho na área e mandou no cantinho esquerdo de Edson Bastos.

Segundo tempo de gols e nervosismo

Para a segunda etapa o técnico René Simões promoveu a entrada de Túlio no lugar de Ivo. O meia Ricardinho revelou suas impressões sobre a partida até então. "Foi bom, apesar de tomarmos o gol. Nosso time entrou jogando no campo adversário, mas quando começa a recuar fica difícil. Não pode ficar marcando e não criar nada".

O Coritiba voltou realmente mais esperto. Com Túlio na direita, as jogadas saíam com mais facilidade e o passe recebeu um acréscimo de qualidade. Não demorou muito para o alviverde retomar a vantagem no placar. Aos 6 minutos a falta foi cobrada em velocidade por Fabinho, Túlio recebeu pela meia ofensiva esquerda e, de fora da área, emendou uma "sapatada" na bola, que só parou nas redes do goleiro Ney.

Novamente após marcar o gol, o alviverde diminuiu o ritmo e passou a cadenciar as jogadas. O jogo correu sem jogadas emocionantes, substituições foram sendo promovidas e o tempo passando. Caíco, que acabara de entrar no alviverde, deu um lindo passe para Henrique Dias aos 27 minutos. O atacante entrou na área, deu um lindo corte e ficou cara-a-cara com o goleiro. Com o gol inteiro na sua frente, ele tentou o chute, mas exagerou na força e mandou por cima, perdendo um gol incrível.

E como diria o dito popular, "o castigo vem a cavalo". E não demorou nem um minuto. Aos 28 da segunda etapa o Vitória partiu em contra-ataque e Apodi fez o passe preciso para Joãozinho dentro da área. Novamente sem marcação – assim como na primeira etapa – o atacante chutou com capricho no canto esquerdo de Edson Bastos para empatar o jogo.

Mesmo com o empate, a torcida alviverde fazia a festa nas arquibancadas. Com o resultado o time precisaria esperar mais 45 minutos para saber qual seria o resultado de Criciúma e Santo André. Se o time catarinense não vencesse, o alviverde estaria na elite. E o Criciúma perdeu.

Confira os lances e a ficha técnica de Coritiba x Vitória

Veja como está a classificação da Série B

Acompanhe os resultados da rodada e os próximos jogos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]