• Carregando...
Técnicos Marquinhos Santos quer aproveitar a habilidade com os pés de Vaná para, a exemplo de Neuer, transformá-lo em líbero | Hugo Harada e Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Técnicos Marquinhos Santos quer aproveitar a habilidade com os pés de Vaná para, a exemplo de Neuer, transformá-lo em líbero| Foto: Hugo Harada e Albari Rosa/ Gazeta do Povo

A facilidade do goleiro Vaná em trabalhar com os pés, exaltada pelo técnico Marquinhos Santos, fez o novo titular do Coritiba receber um apelido nas redes sociais. Da combinação entre seu nome e o do campeão mundial Manuel Neuer, um autêntico líbero da seleção alemã na Copa de 2014, nasceu o "VaNeuer". Codinome que caiu no gosto do torcedor, mas motivou um pedido de calma do jogador alviverde.

"Eu acho que o apelido é muito... Como eu falei, vamos com calma", disse Vaná.

Mesmo com a necessária diferença de proporção, o goleiro coxa-branca diz ter sido estimulado por vários colegas de clube a aprimorar o jogo com os pés. Ex-colegas como Lincoln, Alex, Deivid e Alex comentavam que o futebol moderno não pode mais ficar restrito ao goleiro fazer seu papel apenas embaixo das traves. E citavam antigos companheiros espetaculares com a bola nas mãos, mas hesitantes quando era necessário mostrar habilidade com os pés.

"Então você traz para você o que acha bom e interessante, tenta se adaptar no futebol de hoje em dia que você sabe que o goleiro tem que usar um pouco mais os pés", afirma.

Marquinhos Santos, que conhece Vaná desde os 14 anos nas categorias de base, sabe do potencial e da segurança do seu goleiro em jogar com os pés. Apesar de não querer criar expectativas para o momento, o treinador tem uma carta na manga caso precise utilizar o camisa 1 com uma função a mais.

"No futebol moderno, com as linhas jogadas próximas e adiantadas, o goleiro tem que ter esse perfil e o Vaná tem muita qualidade para ser ou jogar como falso líbero", finaliza.

Vaná fará sua estreia no Couto Pereira nesta quarta-feira (4), contra o Maringá, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. Embora tenha morado no estádio quando era da base, ele nunca fez um jogo pelo profissional no Alto da Glória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]