• Carregando...
Vettel diante de um painel com os campeões da Fórmula 1: alemão tem mais quatro chances de escrever de novo seu nome na lista | Toru Hanai/Reuters
Vettel diante de um painel com os campeões da Fórmula 1: alemão tem mais quatro chances de escrever de novo seu nome na lista| Foto: Toru Hanai/Reuters
  • Após segurar Alonso, Massa cedeu passagem e estragou sua corrida na parada nos boxes

Sebastian Vettel desperdiçou o primeiro match point. Mesmo com a vitória no GP do Japão, ontem, em Suzuka, o alemão viu a conquista do tetracampeonato mundial ser adiada, pois o espanhol Fernando Alonso, vice-líder do campeonato com a Ferrari, terminou a prova na quarta colocação. O piloto da Red Bull, no entanto, precisa apenas de um quinto lugar nas quatro etapas restantes para se tornar novamente campeão. A próxima chance será dia 27, na Índia.

Vettel assumiu a liderança do GP do Japão na 41.ª volta e liderou uma dobradinha da Red Bull, com o australiano Mark Webber na segunda colocação, a 7s1 do vencedor. Para isso, Webber, que largou da pole position, ultrapassou o francês Romain Grosjean, da Lotus, na penúltima volta.

Foi a quarta vitória de Vettel nas últimas cinco corridas em Suzuka e a nona na temporada. "Tivemos um grande carro e fomos novamente rápidos neste ano", comemorou o alemão. "Conseguir terminar no pódio e ganhar quatro vezes aqui é incrível. Os fãs aqui são incríveis, eles realmente nos respeitam."

Vettel conseguiu, ainda, a rara proeza de conquistar cinco vitórias consecutivas na Fórmula 1 e agora lidera o campeonato com 90 pontos de vantagem para Alonso (297 a 207). O último piloto a ganhar cinco provas seguidas na categoria havia sido o também alemão Michael Schumacher em 2004. Marca que pareceu distante logo na largada, quando ele se envolveu em um acidente com Lewis Hamilton.

"Eu tive um péssimo começo", admitiu Vettel. "Depois tive paciência e consegui passar Romain e bater Mark na estratégia de pneus. A decisão [sobre os pneus] foi feita no primeiro trecho, porque fiquei mais tempo com os primeiros pneus. Não foi fácil fazer a estratégia das duas paradas funcionar, especialmente no setor do meio, mas funcionou no final."

A satisfação de Vettel contrastava com a decepção de Romain Grosjean. O francês liderou boa parte da corrida e esteve muito perto de ser o primeiro piloto de seu país a vencer uma prova desde o triunfo de Oliver Panis no GP de Mônaco em 1996. Mas terminou em terceiro lugar na corrida em Suzuka.

Homenagem

Antes da corrida, os pilotos homenagearam a espanhola Maria de Villota com um minuto de silêncio. A ex-piloto de testes foi encontrada morta em um quarto de hotel em Sevilha, na Espanha, na sexta-feira. Sua família disse que uma autópsia mostrou que os ferimentos remanescentes de seu acidente em um teste há um ano provavelmente causaram a morte.

Massa ignora rádio e segura Alonso

Agência Estado e Folhapress

O brasileiro Felipe Massa afirmou ter ignorado uma ordem da Ferrari de ceder a sua posição no início da prova ao espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe. No momento da ordem, Massa estava na quinta colocação e se defendeu das tentativas de ultrapassagem.

"A ordem de eu deixar Alonso me passar veio bem antes de ele me ultrapassar na pista", disse o brasileiro. "Você nunca fica contente com uma instrução dessas. Sempre que vem nós discutimos", completou Massa, que acabou perdendo a posição para o espanhol posteriormente, durante a parada nos boxes.

A passagem nos boxes afetou diretamente o resultado de Massa. O piloto brasileiro excedeu o limite de velocidade e acabou recebendo uma punição de "drive-through" da direção de prova. Ele explicou o que provocou o seu erro. " Estragou a minha corrida", afirmou. Alonso minimizou a decisão de Massa. Ele destacou que disputavam apenas uma posição intermediária na prova.

"Zero problema. Não pudemos fazer uma grande corrida, independente do que ele fizesse não melhoraríamos nossas posições", afirmou o piloto espanhol.

A estratégia de corrida também causou ruído na Red Bull. O australiano Mark Webber diz ter ficado surpreso com a ordem da equipe para que ele fizesse três paradas nos boxes, contra duas de Sebastian Vettel. A diferença foi decisiva para a vitória do alemão. "Eu imaginava que iria conseguir o que era preciso para parar só duas vezes e com três seria arriscado", comentou Webber.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]