• Carregando...
 | SAEED KHAN/AFP
| Foto: SAEED KHAN/AFP

Sebastian Vettel se aproveitou do safety car virtual e venceu neste domingo (25) a primeira prova da temporada da Fórmula 1. O alemão largou na terceira colocação no Grande Prêmio da Austrália e esperou até o momento certo para ir aos boxes do Albert Park, saindo deles na frente de Hamilton e administrando a ponta até cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

Após conquistar a pole position no sábado (24), o atual campeão da Fórmula 1 manteve a primeira posição na largada e ficou na frente até a 20ª volta, quando realizou sua parada e caiu para segundo, ultrapassado por Vettel. O alemão esperou um pouco mais e usou a 26ª volta para trocar os pneus, logo após a Haas de Grosjean falhar no meio da pista e motivar o safety car. A estratégia deu certo e resultou na vitória da Ferrari.

A escuderia italiana ainda completou o pódio com Kimi Raikkonen, que havia largado em segundo e terminou na terceira colocação, apesar da pressão de Ricciardo.

WILLIAM WEST/AFP

Raikkonen e Vettel tentaram ganhar posições desde a largada, quando partiram para cima de Lewis Hamilton e não tiveram sucesso. O inglês manteve a ponta após uma investida inicial da dupla da Ferrari, que manteve as posições de largada. O finlandês, que saiu em segundo, ainda perseguiu o piloto da Mercedes pelas primeiras curvas, porém não conseguiu evitar que o piloto da Mercedes desgarrasse na frente.

Até então quarto colocado, Magnussem teve um problema em seu carro e abandonou a prova na 22ª volta. Duas voltas depois, Grosjean teve um problema no meio da pista e teve que deixar a corrida, motivando safety car virtual.

Aproveitando o momento, Vettel realizou sua primeira parada nos boxes e voltou ao circuito logo na frente de Hamilton, assumindo de fato a liderança da prova. Foram cinco voltas de liderança confortável para o alemão, embora os demais pilotos tenham se aproximado por conta do safety car.

Com menos de metade da prova restando, Vettel e Hamilton despontaram para um duelo particular, enquanto Raikkonen ficou um pouco para trás na terceira colocação, pressionado por Ricciardo.

A disputa pela liderança chegou a seu clímax por volta da 45ª volta, quando Hamilton decidiu partir para o ataque a Vettel. O inglês encurtou a distância, mas abusou em uma curva e saiu da pista brevemente, permitindo que o alemão abrisse segundos de vantagem que lhe deram conforto. O piloto da Mercedes tentou se recuperar, porém teve um problema nos pneus traseiros, deixou Vettel desgarrar e assegurar a vitória.

A classificação do GP da Austrália

1 - Sebastian Vettel (ALE) Ferrari - a 1h29m33s283

2 - Lewis Hamilton (ING) Mercedes - a 5s036

3 - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 6s309

4 - Daniel Ricciardo (AUS) Red Bull - a 7s069

5 - Fernando Alonso (ESP) McLaren - a 27s886

6 - Max Verstappen (HOL) Red Bull - a 28s945

7 - Nico Hulkenberg (ALE) Renault - a 32s671

8 - Valtteri Bottas (FIN) Mercedes - a 34s339

9 - Stoffel Vandoorne (BEL) McLaren - a 34s921

10 - Carlos Sainz Jr (ESP) Renault - a 45s722

11 - Sergio Perez (MEX) Force India - a 46s817

12 - Esteban Ocon (FRA) Force India - a 1min00s278

13 - Charles Leclerc (MON) Sauber - a 1min15s759

14 - Lance Stroll (CAN) Williams - a 1min18s288

15 - Brandon Hartley (NZL) Toro Rosso - a uma volta

Não completaram

16 - Romain Grosjean (FRA) Haas - 24ª volta

17 - Kevin Magnussen (DIN) Haas - 22ª volta

18 - Pierre Gasly (FRA) Toro Rosso - 13ª volta

19 - Marcus Ericsson (SUE) Sauber - 5ª volta

20 - Sergey Sirotkin (RUS) Williams - 4ª volta

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]