• Carregando...
Jogadores brasileiros comemoram com a Taça da Copa das Confederações. Título veio após virada histórica sobre os Estados Unidos | François Xavier Marit/AFP
Jogadores brasileiros comemoram com a Taça da Copa das Confederações. Título veio após virada histórica sobre os Estados Unidos| Foto: François Xavier Marit/AFP

FICHA TÉCNICA: Confira os principais lances de Brasil 3 x 2 Estados Unidos

  • Lúcio comemora com o banco o gol da vitória contra os Estados Unidos
  • Landon Donovan chuta para fazer o segundo gol dos EUA
  • Dempsey (8) e Donovan (10) foram os autores dos gols dos Estados Unidos no primeiro tempo
  • Luís Fabiano sobe para marcar o segundo gol brasileiro
  • Lúcio comemora o gol do título brasileiro
  • Brasil investiu em jogadas aéreas e pelo alto saíram dois dos três gols brasileiros
  • Jogadores brasileiros se reúnem em roda de oração após vitória sobre os Estados Unidos

Após um primeiro tempo catastrófico em que saiu perdendo por 2 a 0, a Seleção Brasileira de Futebol conseguiu uma vitória sensacional por 3 a 2 sobre os Estados Unidos, na tarde deste domingo (28), no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, na África do Sul. A vitória deu o terceiro título para o Brasil na Copa das Confederações, o segundo consecutivo. Dempsey e Donovan marcaram para os Estados Unidos. Luís Fabiano, duas vezes, e Lúcio ratificaram a reação verde e amarela.

O primeiro tempo do Brasil dava a impressão que seria um mau dia para a Seleção, que parava na defesa bem postada dos Estados Unidos e na atuação inspirada do goleiro Tim Howard. Porém, tudo mudou no segundo tempo, com mais uma atuação inspirada do centroavante Luís Fabiano e de Kaká, conseguindo uma virada que parecia improvável, espantando a zebre norte-americana que tinha derrubado os espanhóis nas semifinais.

O título da Copa das Confederações é o segundo de Dunga como treinador. Ele já tinha levantado a Copa América de 2007.

Brasil para na muralha dos Estados Unidos e sofre com contra-ataques

No primeiro tempo de jogo, o Brasil insistiu em jogadas aéreas, sempre rechaçadas pela zaga dos Estados Unidos. A penetração estava difícil com os jogadores de Bob Bradley congestionando a intermediária. Nos contra-ataques, precisão cirúrgica de Dempsey e Donovan.

Aos 2 minutos, Clyde Dempsey mostrou que não seria fácil para o Brasil ao arriscar de fora da área, fazendo a bola passar à direita de Julio Cesar. Insistindo em escanteios, o Brasil teve a primeira grande chance aos 6 minutos, quando Kaká cabeceou para fora a cobrança de Robinho.

Com a entrada da área bloqueada, André Santos arriscou de fora da área aos 8 minutos. A bola subiu, sem perigo para Tim Howard.

O castigo veio aos 9 minutos. Jonathan Spector cruzou da direita e Clyde Dempsey, atacante do Fulham da Inglaterra, se antecipou e bateu sem chances para Julio Cesar, abrindo o placar para os Estados Unidos.

O goleiro Tim Howard começou a surgir como um dos nomes do jogo. Aos 12 minutos, Kaká encontrou Robinho, que bateu para bela defesa do goleiro dos Estados Unidos. No minuto seguinte, os estadunidenses responderam após um bate e rebate na área terminado num chute para fora de Dempsey.

Aos 24 minutos, Felipe Melo bateu forte e Howard fez mais uma grande defesa. A resposta norte-americana foi cruel. Aos 26, em um contra-ataque de toques rápidos, Donovan triangulou com Davies, driblou Ramires e bateu firme de perna esquerda para o fundo das redes. Era o segundo gol dos Estados Unidos.

Dez minutos depois, aos 34, Tim Howard fez mais uma grande defesa em chute forte de André Santos. No mesmo minuto, Luís Fabiano cabeceou cobrança de escanteio de Robinho para fora.

O Brasil insistia nos chutes de longe. Aos 40, Robinho bateu para defesa de Howard. Aos 42, Maicon desperdiçou um tiro de longe. Aos 44, Howard contou com desvio da zaga para que o arremate de Felipe Melo saísse pela linha de fundo.

Gol relâmpago inicia virada brasileira

As equipes voltaram com os mesmos jogadores para o segundo tempo. Porém antes que se percebesse algo, o Brasil já ia para as redes. Uma troca de passes rápida terminou em Luís Fabiano, que no melhor estilo, girou sobre a zaga e bateu firme para vencer Tim Howard. Eram passados apenas 38 segundos do segundo tempo e o Brasil já encostava no marcador.

Gilberto Silva, aos 12 minutos, perdeu uma chance incrível de empatar. Robinho cobrou escanteio, Lúcio cabeceou, Howard defendeu e, sozinho, o volante isolou a bola. Outra chance de empatar parou em erro da arbitragem aos 14 minutos, quando Kaká recebeu cruzamento de André Santos e cabeceou forte para Howard defender dentro do gol. O árbitro sueco Martin Hansson mandou seguir o lance, mesmo com as reclamações brasileiras.

Aos 19, Donovan arriscou de fora da área e obrigou Julio Cesar a fazer uma grande defesa. No minuto seguinte, foi a vez de Dempsey fazer o goleiro brasileiro trabalhar num chute de longa distância.

Luís Fabiano obrigou Tim Howard a fazer um milagre aos 25 minutos. O Fabuloso recebeu um lançamento e livre foi travado pelo goleiro norte-americano.

O gol do empate brasileiro estava prestes a sair e saiu finalmente aos 28 minutos. Kaká fez bela jogada pela direita e cruzou para Robinho chutar no travessão. No rebote, o oportunista Luís Fabiano cabeceou para as redes com o goleiro batido.

E para completar o segundo tempo avassalador, faltava a virada. Aos 36 minutos ela começava a amadurecer com Kaká passando para Robinho. O camisa 11 carregou e chutou por cima. Quis o destino que o gol saísse da cabeça do capitão Lúcio. Aos 39, Elano, que entrara ao 20 minutos do segundo tempo, cobrou escanteio pela direita e o zagueirão subiu mais que a defesa norte-americana e testou firme. A bola chegou a tocar no poste direito de Howard antes de parar no fundo das redes. Era a virada coroando uma reação.

Ainda deu tempo de Onyewu assustar numa cabeçada aos 43, após escanteio e de Kaká arriscar chute de longe no mesmo minuto. Ao apito final, o Brasil passou a ser o único país a ter vencido três vezes a Copa das Confederações, superando a França, que tem dois títulos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]