Thumbnail

O quadro temático ajuda sócios a fundarem as políticas empresariais, relações jurídicas e rotinas administrativas.

Método Board Canvas

13 pontos para discutir com os sócios, antes de iniciar um novo negócio

Mariana Ceccon, especial para Gazeta do Povo
12/02/2020 18:53
“A maioria dos
negócios falha, não porque os produtos ou ideias são ruins e sim por conta do
desalinhamento entre os sócios.” A afirmação é do mestre em governança e
investidor Anderson Godz, autor do método Board Canvas, uma ferramenta criada
para ajudar a estabelecer acordos, mesmo quando as empresas ainda estão em fase
embrionária.
O método-- que consiste em 13 temas para serem discutidos entre os sócios, antes de firmar qualquer contrato-- é considerado um guia para criar o que futuramente virá a ser a política empresarial, não importando o porte do negócio.
“São pontos que precisam ser alinhados, se não logo nos primeiros instantes que a empresa nasce, assim que for formulado o plano de negócios. Se não houver alicerces bem alinhados, o dinheiro de investimentos acelera não apenas o negócio, mas também as tensões e conflitos”, simplifica Godz.
O sistema é considerado um experimento coletivo, já que o quadro de discussões teve sua primeira versão lançada em 2018, como um dos capítulos do livro Governança & Nova Economia. Desde lá, já passou por uma centena de aprimoramentos com a ajuda de empreendedores de todo o país. O Board Canvas foi desenhado como uma simplificação dos 58 fundamentos para boas práticas de governança corporativa, criado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pode ser baixado gratuitamente.
E para ajudar qualquer empreendedor a colocar essa filosofia em prática, o GazzConecta publica um resumo da metodologia e dicas de preenchimento. Confira!

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão