Thumbnail

Foto: Gerd Altmann/Pixabay

Para turbinar o currículo

15 cursos de inovação gratuitos pela internet para sua empresa deslanchar em 2020

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
07/01/2020 13:50
O ano acabou de começar e não faltam brasileiros determinados a mudar de vida durante os próximos 12 meses. De maneira semelhante, os empreendedores traçam uma série de metas para os negócios em 2020 — mas que, de fato, precisam ser atingidas. Para ajudá-los a alcançarem esses objetivos, o GazzConecta levantou 15 cursos online e gratuitos de inovação e criatividade de instituições renomadas do Brasil e do exterior, como USP (Universidade de São Paulo), Endeavor, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Instituto de Tecnologia de Israel‎. Confira abaixo:
Endeavor
Como tornar seu negócio escalável e inovador: Oferece a teoria para o empreendedor estruturar um modelo de negócio inovador e escalável, com alto potencial de crescimento. O objetivo é que o aluno seja capaz de identificar as características de um negócio de alto impacto e entender o que compõe um diferencial competitivo.
Fundação
Bradesco
Empreendedorismo e Inovação: Treinamento apresenta os principais conceitos sobre a postura empreendedora, os processos de inovação e as principais características de um plano de negócio, incluindo o modelo canvas.
MIT (em
inglês)
Como desenvolver serviços e produtos inovadores: Curso ensina metodologias para inovar no desenvolvimento de produtos e serviços e, desta forma, ter um negócio de sucesso. A universidade norte-americana oferece exercícios, leituras e vídeos explicativos.
Empreendedorismo e Gestão da Inovação: Curso discute os conceitos básicos que todos os empreendedores precisam saber para investir em inovação de base tecnológica. Os principais tópicos do curso incluem o funcionamento do processo de inovação e a criação de um ambiente organizacional inovador.
Sebrae
Design na Empresa: Curso ajuda empreendedor a compreender a importância da relação dos consumidores com os produtos e serviços do negócio.
Criatividade: Tem como objetivo despertar o potencial criativo do empreendedor, desenvolvendo ideias práticas e inovadoras para o negócio e respostas positivas diante de uma boa oportunidade de mercado.
Inovação: Discute a importância de criar um ambiente de inovação que envolva toda equipe, e explica como esse ecossistema melhora o rendimento de um negócio.
Como Desenvolver Negócios Inovadores: Capacita o empreendedor para desenvolver sua ideia e criar um protótipo com potencial para atrair investidores e parceiros.
Como Ter Ideias Criativas e Inovar na Prática: Treinamento vai explorar as ferramentas aplicadas por empreendedores criativos e os processos utilizados no design que podem ser aplicados ao empreendedorismo de forma inusitada.
Universidade
do Texas (em inglês)
Reinvente-se - liberte sua criatividade: Ensina o empreendedor a resolver problemas com uma nova abordagem e a usar ferramentas de pensamento, como analogia, reversão, expansão, restrição e mudança de ponto de vista, para se reinventar.
Universidade
da Virgínia / Coursera (em inglês)
Design Thinking para a Inovação: Debate o que é design thinking e como a estratégia pode estimular a geração de ideias inovadoras para o negócio. O curso também prepara o empreendedor para enxergar as oportunidades e agir.
USP / Coursera
Criação de Startups - Como Desenvolver Negócios Inovadores: Treinamento ministrado por empreendedores das maiores startups brasileiras sobre criação de negócios inovadores. As aulas abordam desde a validação de uma ideia criativa até como realizar um pitch e interagir  com o usuário.
Inove na Gestão de Equipes e Negócios - O Crescimento da Empresa: Gerir equipes e manter a cultura da empresa é fundamental para o sucesso de um negócio. Com o curso, o empreendedor vai aprender a cuidar da operação de sua companhia e desenvolver talentos e novas soluções a partir de conceitos inovadores, como scrum, kanban e design sprint.
Technion
- Instituto de Tecnologia de Israel‎ / Coursera (legendas em inglês)
Da Ideia à Startup: Oferece dez ferramentas práticas para o empreendedor transformar uma ideia em produto ou serviço que gere valor à sociedade, além de métodos inovadores e estratégias utilizadas por empresários de startups israelenses de sucesso.
Universidade
de Sydney / Coursera (em inglês)
Inovação por meio do design - pense, faça, erre e repita: Curso mostra como empreendedor pode usar o design para oferecer vantagens estratégicas para o negócio. As aulas abordam os processos e as ferramentas do design thinking e a metodologia lean: pense, faça, erre e repita.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão