Thumbnail

Futuro da tecnologia

9 pilares tecnológicos que vão guiar o futuro pós pandemia

Patrícia Basilio, especial para o GazzConecta
27/05/2020 21:43
Produtividade e vantagem competitiva deixaram de ser prioridade dos negócios durante a pandemia do novo coronavírus. No lugar, entrou a busca de eficiência em diversos setores: educação, recursos humanos e, principalmente, saúde. Essa análise faz parte do relatório Sinais e Drivers Tecnológicos Covid-19, publicado na última sexta-feira (22) pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
O estudo lista nove pilares tecnológicos, baseados no conceito de indústria 4.0, que devem conduzir nosso futuro e podem pautar empreendedores na luta contra a pandemia. São eles: big data e analytics; cibersegurança; computação em nuvem; integração de sistemas; internet das coisas (IoT); manufatura aditiva; realidade aumentada; simulação e sistemas autônomos.
Segundo Marília de Souza, gerente do Observatório Sistema Fiep, a pesquisa foi elaborada durante entre março e abril, com base no estudo dos sinais de disrupção e potencial de transformação indicados por uma tecnologia.
“Os sistemas autônomos são particularmente importantes agora por conta da segurança dos trabalhadores da saúde. Há robôs enfermeiros que levam medicamentos e fazem assepsia de locais contaminados sem a intervenção direta do ser humano. E o melhor é que podem ser customizados para outras demandas no futuro”, afirma Marília.
No relatório, a Fiep evidencia a startup sul-africana Netcare, que desenvolve robôs para exterminação de vírus, bactérias e fungos - entre eles o novo coronavírus. Segundo a federação, o equipamento leva poucos minutos para desinfetar enfermarias, espaços de conferência e outros ambientes.
Entre as empresas brasileiras, Marília destaca a curitibana Adam Robo Digital (não inclusa no relatório), startup que utiliza inteligência artificial para realizar exames oculares e está incubada na Fiep. “O projeto está alinhado com a nova economia do baixo contato [entre as pessoas]. O Brasil tem capacidade intelectual bastante desenvolvida. Formamos bons profissionais e temos um ecossistema de inovação muito robusto, que está se reinventando e propondo novas soluções”, frisa ela.

Segurança de dados

Outro pilar tecnológico que deve ganhar ainda mais evidência no mundo é a cibersegurança, por conta da maior adoção do home office. Equipamentos pessoais desprotegidos, como notebooks e smartphones, podem servir como porta aberta para hackers acessarem dados da empresa e cometerem crimes virtuais.
Entre as empresas que avançaram com soluções de segurança, a Fiep deu destaque à Microsoft, NTT e HP. Globalmente, a HP expandiu seus pacotes de proteção e recuperação de computadores por meio de tecnologias de segurança, computação em nuvem e inteligência artificial.
Para apoiar a comunidade, a empresa oferece diversas soluções de cibersegurança para empreendedores e usuários domésticos gratuitamente neste período de pandemia. O HP Sure Click Pro, que protege contra ameaças de segurança baseadas na web, e-mail e documentos, por exemplo, está disponível para download gratuitamente até 30/9.
“O digital se faz como condição de sobrevivência das empresas. Precisamos proteger as pessoas porque elas são um prato cheio para hackers mal intencionados. Por isso, temos investidos muito em segurança no end point (extremidade final), como tablets, notebooks e impressoras. Muita gente esquece que as impressoras agora também estão conectadas à internet”, lembra Claudio Raupp, presidente da HP no Brasil.
Segundo o executivo, com a pandemia, as vendas de impressoras a laser e a parte gráfica da HP foram impactadas. No entanto, a procura por impressoras 3D industriais e por equipamentos de escritório, principalmente impressoras domésticas, equilibrou o faturamento da empresa.  “Muitas crianças que nunca tiveram contato com uma impressora agora são usuárias do equipamento, por conta das atividades escolares”, acrescenta Raupp.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão