Thumbnail

Serviço já está disponível em formato de teste em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Campinas (SP) e Uberlândia (MG).

Startups

Exclusivo: 99 lança carteira digital em Curitiba e entra de vez no mercado de fintechs

Patrícia Basilio, especial para o GazzConecta
31/07/2020 14:30
A 99, empresa de mobilidade que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, anunciou nesta sexta-feira (31) o lançamento da 99Pay, primeira carteira digital do setor no Brasil. Com o novo serviço, a empresa dá seu primeiro passo no disputado mercado de fintechs, de olhos nos desbancarizados e em estratégias para reduzir o alto percentual de pagamentos em dinheiro em corridas e pedidos de comida pelo 99 Food — que hoje gira em torno de 70%.
O serviço já está disponível em formato de teste em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Campinas (SP) e Uberlândia (MG). A expansão no país deve acontecer gradualmente em três meses.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
De acordo com a empresa, em entrevista exclusiva ao GazzConecta, a carteira digital funciona dentro do próprio aplicativo da 99 e permite ao usuário inserir saldo para pagar corridas e refeições solicitadas pelo app, realizar transferência bancária e, inicialmente, quitar boletos de contas de consumo (água, gás e luz, por exemplo).
O serviço é oferecido em parceria com uma empresa financeira, que não foi revelada, e estará integrado ao PIX (sistema de pagamento instantâneo do Brasil) a partir de outubro.
“Queremos facilitar o pagamento e procurar soluções novas e democráticas para os usuários. A wallet é uma forma de promover ganho de eficiência na plataforma, reduzir o pagamento por dinheiro [por segurança e para evitar contaminação] e oferecer preços melhores e descontos aos clientes”, pontua Maurício Filho, diretor da 99Pay.

Foco em desbancarizados

Com 20 milhões de usuários ativos no país, a 99 quer conquistar um público cada vez mais disputado pelo setor financeiro: os 45 milhões de brasileiros desbancarizados — aqueles que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco, segundo o Instituto Locomotiva. Ou seja, 1 em cada 3 pessoas no Brasil.
“Se o passageiro não tem conta corrente, se não foi bem atendido por um banco ou se é desbancarizado, ele pode usar a 99Pay para ter benefícios como cashback e descontos em corridas. Queremos que a cadeia de valor seja eficiente e sustentável”, aponta.
Maurício Filho, diretor da 99Pay.
Maurício Filho, diretor da 99Pay.
O lançamento da carteira digital, garante o executivo, não está relacionado à crise que o setor de mobilidade urbana enfrenta por conta do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (30), por exemplo, as startups Yellow e Grin entraram com pedido de recuperação judicial em São Paulo por dívidas que somam aproximadamente R$ 40 milhões.
“Não estamos entrando em um mercado novo pela crise. Nosso objetivo é usar o serviço para entregar uma ferramenta melhor e mais eficiente para o consumidor. Obviamente queremos crescer, mas nossa prioridade agora é entregar valor para o usuário para que ele seja leal a nós”, justifica Maurício.
A Uber, inclusive, lançou serviço semelhante nos EUA em outubro do ano passado, mas a solução ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. “Nascemos brasileiros e entendemos como o mercado brasileiro se diferencia. O boleto bancário, por exemplo, é exclusivo do Brasil. Por isso, lançamos uma solução que faz sentido para o país. Nosso pioneirismo veio por estarmos aqui e querermos entregar valor para os nossos consumidores”, relata.
Além de lançar uma carteira digital para passageiros, a 99 também ampliou os serviços financeiros oferecidos aos motoristas. Desde 2017, os parceiros podem receber o valor de seus serviços via transferência bancária uma vez por semana ou em um cartão da 99 na hora, disse o diretor. Com a 99Pay, o sistema ganha novas funcionalidades: o motorista pode ver o saldo de sua conta, pagar boletos e recarregar celular.

Startups querem ser fintechs

O lançamento da 99 é um sinal de que as gigantes de tecnologia estão realmente querendo colocar um pé nas finanças. Em 2019, a Apple lançou um cartão de crédito em parceria com o Goldman Sachs, o Facebook tem planos de lançar uma criptomoeda e a Amazon oferece há anos empréstimos para pequenas empresas.
Na avaliação de Bruno Diniz, autor do livro “O Fenômeno Fintech”, pela editora Alta Books, a entrada de empresas no mercado financeiro representa uma oportunidade a mais de rentabilidade para elas — e o sistema regulatório brasileiro permite isso. No caso da 99, diz ele, o lançamento da 99Pay era um caminho previsto: “A DiDi Chuxing já oferece serviços financeiros lá fora, como empréstimos, então a previsão era que a 99 fosse fazer o mesmo no Brasil.”
O excesso de empresas de ramos distintos que oferecem serviços financeiros não é um problema para o mercado, argumenta o especialista, que também dá aulas no MBA da USP (Universidade de São Paulo). Pelo contrário, favorece a concorrência e criação de soluções segmentadas. “Se você tem uma comunicação clara com o cliente, consegue, com o tempo, oferecer serviços específicos para ele, como financiamento de veículos para motoristas”, exemplifica.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão