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99 já tem três sistemas de IA implantados para diminuir casos de assédio a passageiras

Pítia e Atena

99 usa inteligência artificial para prevenir assédio a passageiras

GazzConecta
25/05/2021 17:25
A 99 está anunciando o lançamento de dois novos sistemas de inteligência artificial (IA) capazes de identificar situação de maior risco de assédio contra passageiras e selecionar para elas apenas motoristas mulheres ou os condutores homens mais bem avaliados na plataforma de transporte.
Chamadas de Pítia e Atena, as tecnologias têm caráter preventivo. Elas funcionam ao mapear corridas solicitadas por mulheres em situação identificadas como de "maior vulnerabilidade", como viagens à noite, de longa duração, chamadas por terceiros, ou partindo de regiões com bares e casas noturnas.
Ao mesmo tempo, os algoritmos analisam os motoristas nas redondezas e atribuem uma pontuação a cada um, baseado em fatores como gênero, nota na plataforma e quantidade de reclamações. Esse processo é feito em milésimos de segundo e, com as informações coletadas, Pítia e Atena começam a agir.

Seleção de condutores

Pítia faz o envio para passageiras mulheres apenas dos motoristas com maior pontuação de segurança. Ou seja, somente motoristas mulheres ou condutores com melhor qualidade de atendimento são escolhidos para essas corridas.
Enquanto isso, Atena oferece uma camada de conscientização, enviando vídeos e textos aos motoristas antes do embarque das passageiras, orientando-os sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito, além de oferecer dicas de como agir.

Resultados

Em quatro meses de testes antes do lançamento, Pítia diminuiu em 45% o número de ocorrências de assédio contra passageiras. Já Atena reduziu os casos em 17% em apenas uma semana.
"Com essa tecnologia, somos hoje capazes de identificar as situações de maior risco e atuar antes mesmo que um problema aconteça", diz Pamela Vaiano, diretora de Comunicação da 99. "Usar inteligência artificial é o mesmo que ter especialistas em segurança feminina monitorando, 24 horas por dia, cada uma das corridas do app".

IA identifica assédios após corridas

Uma terceira inteligência artificial integrada ao sistema de segurança da funciona como uma rastreadora de reclamações de assédio. A empresa chama essa IA de "Ártemis".
Ela identifica automaticamente denúncias de assédio deixadas nos comentários após as corridas, banindo agressores e direcionando atendimento às vítimas.
Essa IA consegue identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios. Ártemis sabe, por exemplo, que o comentário "o motorista foi um nojento, pois ficou me perguntando coisas inadequadas" pode ser um caso de assédio, enquanto "o carro estava sujo, muito nojento" não.
Depois disso, uma equipe especializada faz uma rechecagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as providências cabíveis. A 99 afirma que consegue banir da sua plataforma 730 pessoas por semana que cometeram algum tipo de assédio, entre motoristas e passageiros.
Além disso, a inteligência artificial é capaz de aprender sozinha novos termos relacionados ao tema, tendo passado de uma base de 350 itens em 2018 para mais de mil hoje.

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