Thumbnail

Fundada em Ponta Grossa e há 28 anos atuando em Curitiba, com duas unidades, a panificadora e confeitaria Brioche adaptou processos e apostou em novos canais de venda como forma de recuperar o faturamento durante a pandemia.

Ação Inovadora

Panificadora Brioche adapta atendimento e aposta em novos canais de venda

Fernando Henrique de Oliveira, especial para o GazzConecta
11/11/2020 10:00
Com 28 anos em Curitiba, a Brioche pode ser considerada uma das panificadores e confeitarias mais tradicionais da capital paranaense. Com duas unidades na cidade, nos bairros Água Verde e Juvevê, a história da Brioche começou há mais de três décadas em Ponta Grossa, unindo tradição familiar em receitas que conquistaram a cidade e fez a marca vir para Curitiba no início da década de 1990. Com muitos clientes fieis nas duas unidades curitibanas local de consumo e compras, a Brioche viu o movimento cair com o início da pandemia.
“Já acompanhávamos as notícias e esperávamos dias difíceis para a Brioche quando a pandemia começou por aqui. Imaginávamos que teríamos que fechar e aguardar as coisas melhorarem, como aconteceu em outros países. Por sorte, não tivemos de encerrar as atividades, mas isso nos levou a buscar alternativas para manter o negócio funcionando. Muitas adaptações foram necessárias, o que nos levou a muitos aprendizados e ao reconhecimento da importância de parcerias”, afirma Cristina Marra, proprietária da panificadora.
Para a empresária, que está à frete dos negócios desde 1992 ao lado do marido, Jefferson Miara, a agilidade nas adequações de atendimento e adaptação a novos formatos de venda foram decisivos para que as lojas mantivessem as vendas. Em 15 dias, a Brioche colocou no ar seu canal de vendas on-line por meio do seu site. A marca, segundo Cristina, foi a primeira no segmento de panificação e confeitaria de Curitiba a fazer entregas pelo iFood e também teve que adaptar seu sistema de entregas para dar conta dos pedidos.
“Mas o WhatsApp e as vendas por telefone foram as ferramentas que mais cresceram nesse período. Para este atendimento, que acaba sendo ainda mais personalizado, tivemos de nos adaptar, envolvendo todos os funcionários, que passaram por treinamentos de como seguir com esses atendimentos, além de incorporar formas de pagamento facilitada. Em paralelo, também adequamos as nossas lojas para receber os clientes, com readaptação do nosso sistema de buffet e no atendimento de balcão. E para todas as demandas, investimos em um novo mix de produtos e serviços”, diz Cristina.
Tornar a experiência de venda
mais atraente e mais focada em necessidades do dia a dia dos clientes
contribuíram muito neste período. Para isso, a Brioche apostou na revenda de
insumos que antes eram acessórios e, agora, facilitam a vida do cliente. Produtos
como café, leite e até vinho contribuíram para as vendas nos últimos meses.
Atualmente, a Brioche está
conseguindo equilibrar o volume de vendas em relação aos meses anteriores ao
início da pandemia. “Mas temos muito trabalho ainda pela frente. O mais
importante nesses meses todos foi o aprendizado que tivemos. Conteúdos
disponibilizados em lives nas redes sociais e a adesão a grupos de
empreendedores foram fundamentais para percebermos formas de atuação mais acertadas
para o período”, avalia.
Cristina também reconhece a importância do trabalho da equipe de funcionários nesse período. “A equipe foi fundamental para que todo o aprendizado adquirido pudesse ser aplicado no atendimento aos clientes, nos canais digitais e nos nossos pontos físicos. Sem esse comprometimento e entendimento das necessidades que o período exigiu – e ainda exige – não sei se conseguiríamos estar à frente neste momento”, completa Cristina.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão