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Ação Inovadora

Com eventos suspensos, produtora cria higienizador de mãos que usa álcool líquido

Vivian Faria, especial para GazzConecta
23/11/2020 10:00
Depois de terminar o ano de 2019 tendo produzido 60 eventos e faturado cerca de R$ 2,4 milhões, a Views Produções Artísticas, empresa de direção artística especializada em soluções criativas para eventos, viu seu segmento praticamente desaparecer com a pandemia de Covid-19. Entre janeiro e meados de março, quando a doença começou a se espalhar pelo país e levou à suspensão de qualquer atividade que provocasse aglomeração de pessoas, a Views ainda conseguiu realizar seis eventos. Depois disso - e daquelas primeiras semanas em que havia uma expectativa de retorno rápido à normalidade -, a empresa teve que começar a buscar outras formas de se sustentar.
“Nosso desafio era criar um caminho alternativo que pudesse rentabilizar a empresa, mas que não fugisse dos nossos propósitos, para o trabalho ter sentido”, conta o diretor de criação da produtora, Welligton Grabovski. O desafio foi dividido com os funcionários da empresa e, em conversas para levantar alternativas, a equipe se voltou para questões relacionadas à higienização das mãos. “Colocamos perguntas como: como estava a experiência do usuário?; quais eram os pontos fortes e fracos do álcool em gel?; e como as empresas estavam se posicionando?”, explica Grabovski.
As respostas indicaram uma oportunidade e foi aí que surgiu a ideia de fazer um higienizador que utilizasse o álcool líquido 70%, a qual foi desenvolvida durante três meses e resultou na criação da chamada Gota 3D. Feito de placas de ACM, o mesmo material usado em fachadas de lojas, o produto tem a forma de uma grande gota e conta com um vão no mesmo formato. É nele que as pessoas inserem as mãos para a higienização. Assim que elas fazem isso, um sensor de proximidade libera uma névoa de álcool líquido - a qual, conforme um laudo do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, é suficiente para a eliminação de micro-organismos. Outro sensor avisa sobre a necessidade de reabastecimento da peça quando o álcool está no fim.
Para Grabovski, entre as principais vantagens da Gota 3D estão oferecer uma alternativa ao álcool em gel, que às vezes deixa as mãos pegajosas e costuma ser mais caro que o líquido, e ser acessível para públicos diversos, como idosos, cadeirantes, gestantes e crianças a partir dos 5 anos. “Mas ela também oferece uma conscientização de forma lúdica, já que tem o formato de uma gota, o que chama a atenção, e uma experiência sensorial, porque você não toca a peça, você coloca a mão no meio dela e um sensor ativa a névoa e muda a cor da gota”, diz ele. A mudança de cor ocorre devido a fitas de LED, que iluminam a peça.
Além disso, a Gota é personalizável: como é pensada para ser posicionada em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, pode ter a cor, logo e slogan da empresa que a comprar.
Apesar de ter sido apresentada a alguns clientes em agosto, a Gota 3D foi lançada oficialmente em setembro. Assim, ainda não houve retorno financeiro significativo. Contudo, já há um efeito “moral”: “É importante ter o que oferecer aos clientes neste momento - e com o nosso propósito, com os nossos princípios. A Gota nos faz estar abertos”, avalia Grabovski.

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