Thumbnail

Logística sustentável

Ambev adquire 100 caminhões elétricos Volkswagen e inicia e-Delivery em 2021

Estadão Conteúdo
22/10/2020 11:00
Depois de dois anos de testes e desenvolvimento, a Ambev e a Volkswagen oficializaram acordo para entrega de 100 caminhões elétricos e-Delivery. A partir do segundo semestre de 2021, os veículos distribuirão as bebidas da Ambev em São Paulo e no Rio de Janeiro, utilizando energia limpa. O acordo faz parte do compromisso da companhia de ter 1,6 mil caminhões Volkswagen elétricos na sua frota parceira até 2023.
O protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina foi submetido a mais de 30 mil quilômetros de rodagem em testes de engenharia e em condições reais de operação na cidade de São Paulo. Nesse período, mais de 22 toneladas CO² deixaram de ser emitidas e 6,5 mil litros de diesel foram economizados.
Agora, o e-Delivery começará a ser produzido em grande escala no Centro de Desenvolvimento e Produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). O caminhão elétrico é recarregado com fontes como eólica, solar e 43% que provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo. O plano é que os veículos sejam recarregados em uma das 48 usinas solares que a Ambev está implementando nos seus Centros de Distribuição (CDDs) espalhados pelo Brasil.
"Comprovamos que novas fontes de energia por meio de soluções viáveis e concretas já se tornaram realidade com a chegada do e-Delivery, que foi testado e aprovado com excelentes resultados nas ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo. Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial, pois somamos forças para viabilizar a produção dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil", celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Já no primeiro ano de atuação, esses 100 caminhões juntos deixarão de emitir, aproximadamente, 1.540 toneladas de CO² na atmosfera e 583 mil litros de diesel serão economizados.
"E estamos abertos a compartilhar a tecnologia e os aprendizados que tivemos. Se outras empresas tiverem interesse em também ter uma frota de caminhões mais sustentável, todo mundo ganha, principalmente o planeta e o meio ambiente", complementa Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev
Além de ser o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, o e-Delivery traz outras soluções para logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão