Thumbnail

Drone autorizado pela ANAC para realizar testes de transporte de encomendas.

Drones

Anac autoriza iFood a realizar testes de delivery com drones

GazzConecta
12/08/2020 17:53
O aplicativo iFood recebeu, nesta quarta-feira (12), autorização da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) para realizar testes de delivery com drones. As entregas serão realizadas de forma híbrida, utilizando o drone junto a outros meios de transporte para reduzir o tempo de entrega das refeições aos clientes. A expectativa da foodtech é iniciar testes em Campinas (SP) em outubro.
A Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) foi concedido no início deste mês à empresa Speedbird Aero e AL Drones e é valido até agosto de 2021. O processo de autorização do uso dos drones foi iniciado em maio de 2019. “O projeto foi conduzido de forma profissional. Cada detalhe da aeronave foi trabalhado com toda a atenção, tornando a logística aérea não tripulada uma possibilidade no país”, ressalta Samuel Salomão, fundador e CPO da Speedbird Aero.
Os testes serão realizados em duas rotas. A primeira terá 400m de distância, ligando a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas a um iFood Hub — estrutura dentro do empreendimento que roteiriza os pedidos. Com o drone, o percurso deve ser completado em 2 minutos. A finalização da entrega é feita por meio de entregadores.
A segunda rota ligará o iFood Hub a um droneport de um complexo de condomínios próximo ao shopping, percurso que totaliza 2,5 km. A empresa espera reduzir de 10 para 4 minutos o tempo entre os dois pontos.
Segundo nota da Anac, o modelo de drone autorizado para operações de transporte de carga é o DLV-1, que pesa 9 kg e pode suportar produtos de até 2kg com velocidade de 32km/h. A agência reguladora autorizou operações somente durante o período do dia, com o limite de distância de 2,5km. Com a autorização, não é necessário que o piloto do drone mantenha contato visual com a aeronave durante o percurso completo.
“Esse foi um importante passo para construir um projeto seguro, eficiente e economicamente sustentável junto aos nossos parceiros e órgãos responsáveis. Essa é uma etapa muito significativa para a evolução do uso comercial de drones. Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística. Estamos confiantes na evolução que o uso desse modal combinado a inteligência artificial pode trazer para a empresa”, relata Roberto Gandolfo, vice-presidente de logística do iFood.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão