Thumbnail

Os dados são da pesquisa Female Founders, realizada pela empresa de inovação aberta Distrito em parceria com a Endeavor e B2Mamy.

Female Founders

Apenas 4,7% das startups do Brasil são fundadas por mulheres

Maria Clara Dias, especial para o GazzConecta
08/03/2021 20:37
No Dia Internacional da Mulher, ainda chama a atenção a disparidade de gênero no ecossistema de inovação. Menos de 10% das startups brasileiras são fundadas por mulheres, segundo a pesquisa Female Founders, realizada pela empresa de inovação aberta Distrito em parceria com a Endeavor e B2Mamy, empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação.

O relatório mostra que a representatividade não tem acompanhado o rápido crescimento do mercado de startups e Venture Capital no Brasil. Apenas 9,8% das startups que integram o ecossistema de inovação brasileiro têm fundadoras mulheres. Destas, 4,7% foram criadas exclusivamente por mulheres, enquanto 5,1% possuem fundadores de ambos os gêneros.
Esse número, no entanto, representa um avanço de apenas 1,9% na última década. Em 2001, as empresas de base tecnológica fundadas por mulheres ou por ambos os gêneros eram 7,9% do total. De acordo com o Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado do Distrito, o Brasil tem hoje um total de 13 mil startups. Para o estudo, foi considerada uma amostra de aproximadamente 6.280 startups.
Entre os setores mapeados pelo estudo, moda, RH e gestão, negócios sociais e alimentação despontam entre as áreas com a maior participação de fundadoras. Nas fashiontechs - startups de moda -, por exemplo, as mulheres fundadoras são 60%.
"Os números aos quais chegamos comprovam uma disparidade de gênero imensa e que já era percebida pelo ecossistema de empreendedorismo. Proporcionalmente, o número de startups fundadas por homens é quase 20 vezes superior ao daqueles criados por mulheres", disse Lilian Natal, líder do Distrito for Startups, em comunicado. “Reconhecer o problema e entender a sua real grandeza é um primeiro passo para projetarmos uma economia mais igualitária, sustentável, equilibrada e justa", afirma.

Sociedade igualitária

A proporção de mulheres em quadros societários é relativamente maior quando comparado ao cenário de fundação: 29,5% das startups brasileiras possuem mulheres entre seus principais sócios. O estudo mostrou que a presença feminina entre os fundadores de uma empresa também repercute em uma maior distribuição de gênero. Quando há pelo menos uma mulher entre os cofundadores, a presença feminina nas empresas é de, no mínimo, 54,6%.
    

Negócios jovens     

Segundo o estudo, o empreendedorismo feminino ainda é embrionário no país. Mais da metade (67%) das startups fundadas por mulheres têm até cinco anos de mercado. O número pode crescer, à medida que o ecossistema de inovação feminina ganha escala e maturidade, sobretudo graças ao apoio de organizações, aceleradoras e incubadoras - que têm crescido de maneira exponencial. Atualmente, existem 25 instituições dedicadas ao fomento de mulheres empreendedoras e negócios femininos, de acordo com recente mapeamento da Rede Mulher Empreendedora (RME).
A dificuldade no acesso à capital também é um ponto destacado pelo estudo. De acordo com o Distrito, dos mais de US$ 3 bilhões aportados em startups em 2020, apenas 0,04% foram destinados a empresas lideradas exclusivamente por mulheres. Os dados refletem uma tendência global: segundo o Banco Mundial, apenas 7% dos investimentos de risco em mercados emergentes vão para startups fundadas por mulheres, e a média de capital recebido por startups femininas é 65% inferior.“Sem pontes, capital e habilidades necessárias para navegar nesse universo, as mulheres não se sentem representadas nestes ambientes e suas jornadas são mais árduas", comenta Dani Junco, CEO da B2Mamy.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão