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Govtech 1Doc oferece digitalização de processos em gestão pública
Govtech 1Doc oferece digitalização de processos em gestão pública| Foto: Reprodução

A migração de atividades administrativas para o digital já é uma realidade no Brasil. Tal transformação foi acentuada ainda mais durante a pandemia, que exigiu mudanças repentinas e aceleradas em todos os setores, incluindo o setor público. Pensando nisso, a govtech 1Doc desenvolveu uma plataforma 100% online que organiza e simplifica processos administrativos. Com essa solução, é possível realizar pedidos de forma remota, abrir protocolos, consultar dados, fazer pagamentos de impostos e outros tributos de forma totalmente digital.

Além de ser uma ferramenta que ajuda gestões a economizarem com impressões, gastos com papéis e outros materiais, esse tipo de serviço também agrega responsabilidade ambiental e social. Para os cidadãos e servidores, essa transformação digital apontou outras melhorias, como solicitação e acompanhamento de demandas 24h/dia, declaração de bens, pagamento e conferência de documentos (IPTU), aprovação de projetos e alvarás, atendimento online e ouvidoria, consulta de ofícios, pedidos de credenciais digitais, entre outros.

Em todo país, são mais de 500 municípios e órgãos públicos que realizam a transformação digital em parceria com a 1Doc. No Paraná, mais de 20 municípios já adotaram as soluções digitais da govtech e algumas administrações têm investido em planejamentos estratégicos, com foco em responder às aspirações da população por serviços melhores.

A prefeitura e a câmara municipal de Piraquara (PR) são exemplos de sucesso, que utilizam a mesma plataforma desenvolvida. Ao modernizar as rotinas com novos mecanismos digitais, a cidade se tornou líder em transparência do TSE, atendendo, em média, 128 mil pessoas por mês e emitindo cerca de 28.860 documentos. Desde 2018, a operação já economizou R$ 861.405,02 em gastos gerais.

Oferecendo serviços diversos, abertura e consulta de protocolos e atendimento remoto à população, em poucos meses de implementação da ferramenta 1Doc (entre junho e novembro de 2021), as prefeituras de Candói (PR), Coronel Vivida (PR) e Jardim Alegre (PR) têm comprovado que as plataformas estão sendo utilizadas e constante expansão. A quantidade de impressões e anexos que cada uma delas economizou foi de, respectivamente, R$ 32,5 mil, R$ 39 mil  e R$ 105,7 mil.

Outro destaque vai para a prefeitura de Chopinzinho (PR), que em parceria com a 1Doc, desenvolveu um espaço virtual que permite aos cidadãos e servidores solicitarem a análise de projetos de alvarás de obras e licenciamentos de loteamentos/condomínios, consulta de ofícios em andamento, abertura e acompanhamento de protocolos gerais, chamados para informática, pedidos de e-SIC e atendimento público. Desde 2019, já apresentou uma economia geral de R$ 129.318,22, com mais de 110.385 mil documentos gerados.

Além dessas administrações, vale salientar que as prefeituras de Medianeira (PR), Marialva (PR), Palotina (PR), Rolândia (PR), Santa Terezinha do Itaipu (PR), Mandaguaçu (PR) e Guaíra (PR) também têm promovido mudanças de grande impacto e agregado resultados incríveis às gestões e aos usuários. Responsáveis pela maior parte dos serviços utilizados pelos cidadãos nos setores essenciais, são exemplos de potentes ferramentas de articulação social, política, cultural e econômica, que ao optar pela digitalização, também se colocam como agentes na promoção da sustentabilidade e preservação de recursos naturais.

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