Setor automotivo
Seis autotechs que estão transformando o mercado automotivo brasileiro
As pequenas empresas de tecnologia no Brasil ganham espaço no mercado ao propor soluções viáveis capazes de sanar dores estruturais de diferentes setores. Líderes em captação de recursos e diversidade de soluções, as fintechs, por exemplo, têm como objetivo revolucionar o sistema financeiro. Ao lado delas, estão segmentos de menor porte, mas com soluções inovadoras para setores como o da indústria automotiva — startups conhecidas como autotechs.
De acordo com o estudo mais recente da aceleradora Liga Ventures sobre o setor, em parceria com grandes empresas como Ambev e Cargill, o Brasil tem hoje 320 startups dedicadas a criar soluções, ferramentas e serviços para áreas que abrangem de mobilidade urbana a transporte e logística, ou simplesmente autotechs.
- Veja o conteúdo em Web Story: 5 autotechs que transformam o mercado automotivo brasileiro
Conheça abaixo cinco autotechs que têm ganhado destaque no país. Na lista estão empresas desenvolvedoras de tecnologias para o controle financeiro de motoristas, transporte e também plataformas que facilitam o processo de compra e venda de veículos.
Autotechs em destaque no Brasil
AutoForce
O objetivo da AutoForce, startup criada em 2015 por Tiago Fernandes, Isaiane de Mendonça e Clênio Cunha, é digitalizar de vez as concessionárias de veículos por meio de um software de marketing que facilita e agiliza o processo de compra e venda de veículos. A empresa, criada no Rio Grande do Norte, tem hoje mais de 550 clientes, entre redes de concessionárias e grandes grupos econômicos. O próximo passo da empresa será o lançamento de uma plataforma de e-commerce, transformando a AutoForce em um marketplace do setor, um projeto acelerado após aporte de R$ 2,3 milhões, em junho de 2021.
Volanty
Uma das principais plataformas de negociação de veículos, a Volanty foi fundada em 2017 e desde então, já recebeu mais de US$ 23 milhões em investimentos. A startup entrou na mira da Creditas, que há alguns meses comprou a empresa logo após anunciar uma vertical totalmente dedicada ao setor automotivo, a Creditas Auto. Além da compra e venda, a plataforma da Volanty também facilita processos de troca e financiamento de veículos, de maneira totalmente digital. O tour virtual do carro, o test drive e o pagamento são feitos online, e o comprador recebe apenas o carro em sua porta, como em um e-commerce tradicional.
Zul+
O Zul+ é um aplicativo que pretende facilitar a vida financeira de motoristas a partir de uma interface tecnológica para o pagamento de impostos e o controle de despesas relacionadas ao veículo. Entre as principais ferramentas a autotech está um recurso que permite o pagamento simplificado do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), tributo anual pago pelos proprietários de carros, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Além disso, a startup possui um recurso que monitora despesas com combustível, seguro e multas.
Autoconf
A venda de veículos usados é o grande foco da autotech curitibana Autoconf, fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Dal Bello, Silvan Dal Bello e Ernesto W. Filho. A solução da Autoconf pretende eliminar alguns percalços antes da venda de veículos e que estão relacionados à uma avaliação adequada das condições de cada carro. Para isso, a startup faz uma avaliação 360º de cada veículo que chega para ser revendido e, a partir dessa avaliação, lojistas podem precificar os carros mais assertivamente. Hoje a Autoconf tem 186 clientes em todo o Brasil, mais do que o dobro do que tinha em 2020. Em 2021, a empresa dobrou seu faturamento e espera triplicá-lo em 2022.
MobiAuto
A Mobiauto foi criada há apenas três anos para construir plataformas que ajudem as concessionárias, lojas e montadoras de automóveis no dia a dia dos negócios. A startup foi comprada pelo Banco Pan, e recentemente foi reconhecida como a principal e mais atraente autotech para o mercado corporativo, segundo o ranking anual da plataforma 100 Open Startups.
DealerSites
Criada em 2015, a startup tem atualmente mais de mil clientes em todo o país, com contratos assinados com grandes nomes do mercado, como o Grupo Suécia, concessionária de ônibus e caminhões da Volvo. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados.