Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Seis autotechs que estão transformando o mercado automotivo brasileiro
| Foto:

As pequenas empresas de tecnologia no Brasil ganham espaço no mercado ao propor soluções viáveis capazes de sanar dores estruturais de diferentes setores. Líderes em captação de recursos e diversidade de soluções, as fintechs, por exemplo, têm como objetivo revolucionar o sistema financeiro. Ao lado delas, estão segmentos de menor porte, mas com soluções inovadoras para setores como o da indústria automotiva — startups conhecidas como autotechs.

De acordo com o estudo mais recente da aceleradora Liga Ventures sobre o setor, em parceria com grandes empresas como Ambev e Cargill, o Brasil tem hoje 320 startups dedicadas a criar soluções, ferramentas e serviços para áreas que abrangem de mobilidade urbana a transporte e logística, ou simplesmente autotechs.

Conheça abaixo cinco autotechs que têm ganhado destaque no país. Na lista estão empresas desenvolvedoras de tecnologias para o controle financeiro de motoristas, transporte e também plataformas que facilitam o processo de compra e venda de veículos.

Autotechs em destaque no Brasil

AutoForce

O objetivo da AutoForce, startup criada em 2015 por Tiago Fernandes, Isaiane de Mendonça e Clênio Cunha, é digitalizar de vez as concessionárias de veículos por meio de um software de marketing que facilita e agiliza o processo de compra e venda de veículos. A empresa, criada no Rio Grande do Norte, tem hoje mais de 550 clientes, entre redes de concessionárias e grandes grupos econômicos. O próximo passo da empresa será o lançamento de uma plataforma de e-commerce, transformando a AutoForce em um marketplace do setor, um projeto acelerado após aporte de R$ 2,3 milhões, em junho de 2021.

Volanty

Uma das principais plataformas de negociação de veículos, a Volanty foi fundada em 2017 e desde então, já recebeu mais de US$ 23 milhões em investimentos. A startup entrou na mira da Creditas, que há alguns meses comprou a empresa logo após anunciar uma vertical totalmente dedicada ao setor automotivo, a Creditas Auto. Além da compra e venda, a plataforma da Volanty também facilita processos de troca e financiamento de veículos, de maneira totalmente digital. O tour virtual do carro, o test drive e o pagamento são feitos online, e o comprador recebe apenas o carro em sua porta, como em um e-commerce tradicional.

Zul+

O Zul+ é um aplicativo que pretende facilitar a vida financeira de motoristas a partir de uma interface tecnológica para o pagamento de impostos e o controle de despesas relacionadas ao veículo. Entre as principais ferramentas a autotech está um recurso que permite o pagamento simplificado do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), tributo anual pago pelos proprietários de carros, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.  Além disso, a startup possui um recurso que monitora despesas com combustível, seguro e multas.

Autoconf

A venda de veículos usados é o grande foco da autotech curitibana Autoconf, fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Dal Bello, Silvan Dal Bello e Ernesto W. Filho. A solução da Autoconf pretende eliminar alguns percalços antes da venda de veículos e que estão relacionados à uma avaliação adequada das condições de cada carro. Para isso, a startup faz uma avaliação 360º de cada veículo que chega para ser revendido e, a partir dessa avaliação, lojistas podem precificar os carros mais assertivamente. Hoje a Autoconf tem 186 clientes em todo o Brasil, mais do que o dobro do que tinha em 2020. Em 2021, a empresa dobrou seu faturamento e espera  triplicá-lo em 2022.

MobiAuto

A Mobiauto foi criada há apenas três anos para construir plataformas que ajudem as concessionárias, lojas e montadoras de automóveis no dia a dia dos negócios. A startup foi comprada pelo Banco Pan, e  recentemente foi reconhecida como a principal e mais atraente autotech para o mercado corporativo, segundo o ranking anual da plataforma 100 Open Startups.

DealerSites

Criada em 2015, a startup tem atualmente mais de mil clientes em todo o país, com contratos assinados com grandes nomes do mercado, como o Grupo Suécia, concessionária de ônibus e caminhões da Volvo. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]