Thumbnail

Recomendações

Bill Gates divulga seus livros e programas de TV favoritos para o isolamento

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
18/05/2020 22:04
Tradicionalmente o co-fundador da Microsoft, Bill Gates costuma divulgar uma lista anual dos seus cinco livros favoritos para cada verão. Desta vez, o segundo homem mais rico do mundo acrescentou uma série de programas de tv e outros conteúdos que podem ser interessantes, durante a temportada de isolamento social, incluindo uma plataforma para jogar bridge online.
Em sua conta no LinkedIn e em seu site oficial, Gates publicou nesta segunda-feira (18) um artigo listando cada obra, seus autores e os motivos pelos quais ele se interessou pelo conteúdo. Além disso, um vídeo com a animação de cada resenha também foi compartilhado pelo bilionário.
"Me perguntam frequentemente sobre o que estou lendo e assistindo - ou porque as pessoas querem aprender mais sobre pandemias ou porque estão procurando uma distração. Fico sempre feliz em falar sobre ótimos livros e programas de TV (e em ouvir o que as outras pessoas estão fazendo, já que geralmente estou no mercado para recomendações)", escreveu.
O GazzConecta reproduz o artigo, com as principais recomendações do empresário. O material, escrito em primeira pessoa, leva uma nota pessoal de Gates em cada indicação, mostrando suas impressões sobre os títulos. Para conferir a publicação original com todas as recomendações, em inglês, clique aqui.

Os cinco livros favoritos para o verão 2020

The Choice,  da Dra. Edith Eva Eger . Este livro é parcialmente um livro de memórias e parcialmente um guia para o processamento de traumas. Eger tinha apenas dezesseis anos quando ela e sua família foram mandadas para Auschwitz. Depois de sobreviver a horrores inacreditáveis, ela se mudou para os Estados Unidos e se tornou uma terapeuta. Seu histórico único oferece uma visão incrível, e acho que muitas pessoas encontrarão conforto agora com suas sugestões sobre como lidar com situações difíceis.
Cloud Atlas,  de David Mitchell . Esse é o tipo de romance que você vai pensar e falar por um longo tempo depois de terminar. A trama é um pouco difícil de explicar, porque envolve seis histórias inter-relacionadas que acontecem há séculos (incluindo uma que eu particularmente amei sobre um jovem médico americano em um veleiro no Pacífico Sul em meados do século XIX). Mas se você estiver com disposição para uma história realmente convincente sobre o melhor e o pior da humanidade, acho que você se sentirá tão envolvido nisso quanto eu.
O passeio de uma vida,  de Bob Iger . Este é um dos melhores livros de negócios que li em vários anos. Iger faz um ótimo trabalho explicando como é realmente ser o CEO de uma grande empresa. Esteja você procurando ideias de negócios ou apenas uma leitura divertida, acho que qualquer um apreciaria suas histórias sobre a supervisão da Disney durante um dos momentos mais transformadores de sua história.
A Grande Gripe,  de John M. Barry . Estamos vivendo um momento sem precedentes agora. Mas se você está procurando uma comparação histórica, a pandemia de gripe de 1918 é o mais próxima possível. Barry lhe ensinará quase tudo o que você precisa saber sobre um dos surtos mais mortais da história da humanidade. Embora 1918 tenha sido um período muito diferente de hoje,  The Great Influenza [em inglês] é um bom lembrete de que ainda estamos lidando com muitos dos mesmos desafios.
Good Economics for Hard Times,  de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo . Banerjee e Duflo ganharam o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas no ano passado e são dois dos economistas mais inteligentes que trabalham hoje. Felizmente para nós, eles também são muito bons em tornar a economia acessível para as pessoas comuns. Seu livro mais recente aborda as desigualdades e as divisões políticas, concentrando-se em debates sobre políticas que estão na vanguarda em países ricos como os Estados Unidos.

Programas de TV

Pandemia: Como prevenir um surto . Esta série de documentários na Netflix apresenta quatro pessoas que trabalham duro em diferentes partes do mundo para evitar epidemias. Desde que a série foi filmada há algum tempo, os episódios estão focados não no coronavírus, mas na gripe - que foi amplamente considerado como o culpado mais provável de um grande surto. Mas a  Pandemia  ainda dá uma idéia do trabalho inspirador que médicos, pesquisadores e profissionais de assistência estão fazendo para impedir exatamente o que estamos passando agora.
Algumas das séries que Melinda e eu estamos acompanhando incluem  A Million Little Things ,  This Is Us e  Ozark . E estou planejando finalmente assistir  I, Claudius - uma série da BBC da década de 1970 que se passa durante o império romano - depois de ler uma  crítica elogiada  no  The Economist . Eu li muito sobre o tempo dos romanos, mas essa série parece um olhar interessante para a época.
Na frente muito mais escapista, algumas semanas atrás, assisti novamente a um dos meus filmes favoritos,  Spy Game , estrelado por Robert Redford e Brad Pitt. Tem muitas boas surpresas, então não quero estragar o enredo para você. Muitas pessoas não ouviram falar do  Spy Game,  mas provavelmente já o vi 12 vezes.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão