Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Bill Gates
A tradicional recomendação de livros de Bill Gates reúne títulos sobre inovação na saúde, racismo e carreiras.| Foto: Gates Notes/Divulgação

O bilionário fundador da Microsoft, Bill Gates, divulgou na última semana seus cinco livros preferidos de 2020. A tradicional publicação foi realizada em seu blog pessoal, Gates Notes, na última quarta-feira (9). O artigo "5 bons livros para um ano péssimo" mostra que os títulos lidos pelo empresário foram relacionados ao racismo, carreira, guerras e inovações na área da saúde.

Na publicação, Bill Gates enfatiza que, em um ano atípico como este, é importante se aprofundar em conteúdos relevantes mas também realizar leituras leves. “Aqui estão cinco livros sobre uma variedade de assuntos que eu recomendaria ao encerrarmos 2020. Espero que você encontre algo que o ajude - ou ajude o amante dos livros em sua vida - a terminar o ano bem”, indica Bill Gates no artigo.

Confira a lista completa de recomendações.

5 melhores livros de 2020, segundo Bill Gates

A nova segregação: racismo e encarceramento em massa
The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness

O livro da autora Michelle Alexandre mostra a realidade um sistema de justiça criminal para a comunidade negra, baseado no infeliz encarceramento em massa. A obra contextualiza os números por trás da segregação racial nos Estados Unidos.

“Terminei o livro mais convencido do que nunca que precisamos de uma abordagem mais justa para a condenação e mais investimento nas comunidades negras”, analisa o executivo sobre o livro.

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas
Range: Why Generalists Triumph in a Specialized World

Na obra, David Epstein argumenta que, embora o mundo valorize cada vez mais profissionais especialistas, as empresas e negócios precisam de cada vez mais pessoas que entendam de forma ampla e generalista as questões sobre o trabalho, abraçando diversas experiências e perspectivas.

Utilizando exemplos que vão de Roger Federer a Charles Darwin, as ideias ajudam também a explicar parte do sucesso da Microsoft, que contrata pessoas com os mais diversos conhecimentos e domínios em diferentes áreas. “Se você é um generalista que já se sentiu ofuscado por seus colegas especialistas, este livro é para você”, enfatiza o bilionário.

O Esplêndido e o Vil: a saga de Churchill e família durante a Guerra
The Splendid and the Vile: A Saga of Churchill, Family, and Defiance During the Blitz

O livro conta os bastidores da Segunda Guerra Mundial entre os anos de 1940 e 1941. Escrito por Erik Larson, a obra conta o trajeto realizado por americanos durante a guerra e relembra que o medo que sentiram na época é similar ao que impacta a sociedade por conta da pandemia.

“Larson dá a você uma noção vívida de como era a vida para os cidadãos comuns durante este período terrível, e ele faz um ótimo trabalho traçando o perfil de alguns dos líderes britânicos que os acompanharam durante a crise, incluindo Winston Churchill e seus conselheiros próximos”, destaca Gates.

O espião e o traidor: a história da maior espionagem da Guerra Fria
The Spy and the Traitor: The Greatest Espionage Story of the Cold War

Escrito por Ben Macintyre, o livro relata a história de Oleg Gotdievsky, oficial da KGB que se tornou um agente duplo dos britânicos e Aldrich Ames, que provavelmente o traiu. A história é contada do ponto de vista ocidental, mas também intercalada ao russo. “É tão emocionante quanto meus romances de espionagem favoritos”, conta Gates.

Respiração do sal: uma doença genética mortal, uma nova era na ciência e os pacientes e famílias que mudaram a medicina
Breath from Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine

A obra Breath from Salt conta a história de inovações científicas e como elas melhoraram a vida de pacientes com fibrose cística e suas famílias. O livro, de Bijal P. Trivedi, descreve novos medicamentos e tratamentos para a doença. Gates espera que nos próximos anos os livros sobre descobertas médicas se multipliquem com a evolução dos tratamentos.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]