Thumbnail

Parceria prevê o desenvolvimento de uma nova tecnologia de biometria que analisa a região dos olhos.

Inovação

Biometria periocular: UFPR e Unico fecham parceria para desenvolver novas tecnologias de identificação

Guilherme Haas, especial para o GazzConecta
27/12/2021 11:00
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a startup Unico fecharam uma parceria inédita para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de identificação digital, a biometria periocular. O contrato de médio prazo em Pesquisa e Desenvolvimento prevê o trabalho de campo com pesquisadores e estudantes da instituição atuando no desenvolvimento de tecnologias proprietárias mais robustas para o cenário brasileiro e mundial de identificação digital.
O trabalho será realizado com um grupo de pesquisadores liderados pelo Prof. David Menotti, Associado do Departamento de Informática (DInf) da UFPR. “Inicialmente, contamos com seis estudantes de doutorado, mestrado e graduação integrando o time em codesenvolvimento com a equipe de Engenharia da Unico”, conta. O foco será no desenvolvimento de uma tecnologia de biometria periocular, que identificará uma pessoa analisando apenas a região ocular. A proposta é uma evolução da tecnologia de reconhecimento facial, que analisa vários pontos da face para identificar as pessoas. Além disso, a parceria prevê também o aperfeiçoamento de tecnologias já existentes, como o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que faz o reconhecimento de texto em documentos e modelos para prova de vida (liveness).
Para o Prof. Menotti, a parceria evidencia o potencial de colaborações entre a academia e o mercado: “Para a universidade, é a primeira vez que uma instituição privada investe em um projeto de pesquisa de médio e longo prazos, o que demonstra o grande potencial de colaborações desse caráter. Esse tipo de parceria já vem ganhando destaque no Brasil, com profissionais e jovens altamente capacitados para esse tipo de trabalho e desafios”.
A Unico vê com o mesmo valor a parceria entre universidades e instituições privadas no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. “A Unico quer desenvolver tecnologias que possam transformar o dia a dia das pessoas e acredita muito na parceria entre academia e mercado para isso. Com o projeto, vamos proporcionar uma estrutura para que especialistas com um olhar técnico e inovador de fora da empresa possam focar exclusivamente em P&D”, diz o Diretor de Engenharia da Unico, Ariovaldo Carmona.

Desenvolver Talentos

Ariovaldo Carmona, Diretor de Engenharia da Unico.
Ariovaldo Carmona, Diretor de Engenharia da Unico.
Além do trabalho com tecnologias de identificação digital, a parceria também tem o objetivo de desenvolver talentos para o mercado de tecnologia, setor que registra falta de profissionais qualificados e alta competitividade em nível mundial. “Vimos, nos últimos 20 anos, um movimento de profissionais de tecnologia deixando o país para oportunidades no exterior, principalmente na área de engenharia de software. Agora, a Unico quer reverter esse cenário e transformar o Brasil em um polo tecnológico, desenvolvendo jovens e inspirando empresas e talentos mais seniores para o retorno ao país”, revela Carmona.
Para a startup, que se tornou unicórnio em agosto, a parceria vai de encontro com sua proposta de valor de criar soluções para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com as empresas privadas. “A inovação está nos olhos de quem a vê e quem a acessa. É com esse olhar que vamos fomentar pesquisas e trazer mais investimentos para essa área, atuando para o benefício das pessoas”, complementa Diego Martins, fundador e CEO da Unico.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão