i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Live shopping

Na Black Friday mais interativa dos últimos tempos, inspiração vem da China

  • Andre InoharaPor Andre Inohara
  • 25/11/2020 11:08
Na Black Friday mais interativa dos últimos tempos, inspiração vem da China
| Foto: Jon Cellier/Unsplash.

A Black Friday que vai acontecer daqui a dois dias (27) será a mais midiática e interativa de todas. Na noite anterior (26), o Magazine Luiza patrocina a Black das Blacks, show misto de evento de compras com entretenimento que será transmitido pela TV a cabo e também nas redes sociais da emissora e da varejista.

Pelo segundo ano consecutivo, a rede usa o livestreaming ou live shopping para turbinar as vendas. Nesse formato, o comerciante patrocina um evento de compras pela internet com artistas e celebridades contratadas para entreter a audiência, ao mesmo tempo em que a marca interage com a plateia anunciando seus produtos. Essa tendência veio da China e chegou para ficar.

Juntar compras com entretenimento é uma realidade na China, e também objetivo declarado do Magazine Luiza. Segundo a rede, a iniciativa do megashow ao vivo é para fazer com que o brasileiro veja a Black Friday não só como data de compras, mas de festa e entretenimento.

Grandes varejistas do e-commerce brasileiro estão aderindo ao live shopping. O Rappi criou a funcionalidade de compra de produtos apresentados nas lives em seu app de entregas. E como ela funciona?

O serviço terá um QR Code disponível na tela, para ser direcionado ao e-commerce da marca. Além disso, o usuário pode escolher o evento que quiser e até ativar lembretes de lives futuras. Para comprar, ele não terá que sair da live. Os produtos vão aparecer na parte de baixo da tela e basta escolher a opção em tempo real com um clique. Em seguida, é só definir cor, tamanho e forma de pagamento.

Julia Canalini, head de entretenimento do Rappi, disse que o live é uma forma de consumo mais social. “O que nos guia é nossa criatividade e um conteúdo que ajude as marcas parceiras a vender.” Além disso, as lives se comunicam de forma criativa com o público. “É uma experiência realmente completa ao consumidor e um marco sem volta nesse mercado no Brasil.”

Já a Polishop, pioneira das vendas interativas na TV, conectou em seu app canais com conteúdo ao vivo, onde é possível escolher produtos de diversas categorias que são anunciados nos live shoppings não só na Black Friday, mas durante todo o mês de novembro.

Comércio chinês

A inspiração de juntar compras com entretenimento veio da China, onde o livestreaming se popularizou a tal ponto de se transformar em indústria multibilionária. A consolidação das lives foi uma herança da pandemia, quando os chineses acompanhavam com avidez pela internet que refeições, por exemplo, as celebridades e especialistas preparavam em suas casas.

Não é só comida que se anuncia nas lives. Praticamente tudo que é anunciado no formato ganha ampla exposição e tem vendas turbinadas. Na principal data de compras de fim de ano da China, que aconteceu entre os dias 1 e 11 de novembro, só o Alibaba gerou mais de 100 milhões de renminbi (cerca de 15 milhões de dólares) de GMV (gross merchandise volume) em cada um dos 33 canais próprios de live, o que soma um GMV de 3,3 bilhões de renminbi (estimados 495 milhões de dólares).

Importante diferenciar que o GMV não mede o faturamento da companhia. Esse indicador representa a soma de tudo o que as lojas dentro de um marketplace como o Alibaba vende. O que vai para o bolso do Alibaba, efetivamente, é a comissão cobrada dessas lojinhas. Que, pelos resultados divulgados, não será pouco.

O Alibaba, que é o maior varejista de e-commerce do mundo, disse com toda razão que o livestream se tornou uma “ferramenta indispensável de marketing”. O livestream é responsável por cerca de 7,5% das vendas totais do Alibaba, mas vem ganhando espaço e valor.

Segundo a consultoria KPMG, o mercado de comércio eletrônico por livestream na China deve terminar o ano avaliado em 1 trilhão de renminbi (ou quase 150 bilhões de dólares). Se confirmado, será mais que o dobro dos 434 bilhões de renminbi (64 milhões de dólares) de 2019.

Chegou para ficar

Não é só o Brasil que se rende ao livestreaming. No último dia 11, quando os chineses comemoraram o Dia dos Solteiros, estrelas internacionais como Taylor Swift e Katy Perry participaram das ações do e-commerce chinês. Mas o formato está sendo copiado nos EUA com influencers locais e logo veremos celebridades mundiais entretendo a audiência em canais de live commerce.

A Amazon já tem uma plataforma de streaming que transmite shows diários de fitness, maquiagem e culinária e o Facebook inaugurou canais de live shopping na plataforma, inclusive no Instagram.

Isso mostra que a China vem se tornando uma referência para o mundo também no campo do e-commerce e abre novas possibilidades de vendas online.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.