Uma névoa criada a partir da fragmentação de produtos desinfectantes é direcionada até os veículos. O processo não é tóxico.
Uma névoa criada a partir da fragmentação de produtos desinfectantes é direcionada até os veículos. O processo não é tóxico.| Foto: Divulgação

A 99, empresa de mobilidade que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, lançou em Curitiba nesta terça-feira (12) um serviço gratuito de higienização dos carros de motoristas parceiros por até 72 horas, com o objetivo de combater vírus e bactérias, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia usada é a FIP ® (Fog in Place). Trata-se da fragmentação de um produto desinfetante, gerando uma névoa, que é direcionada para dentro do veículo, atingindo todas as superfícies. A técnica já vem sendo usada no combate à pandemia em locais como hospitais, hotéis, escritório e bancos em países como a Espanha.

O projeto, já adotado em outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), tem como meta atender cerca de 280 carros por dia no estacionamento do Shopping Estação. A startup, no entanto, não divulga o número total de motoristas parceiros que atuam em Curitiba. Até o momento, cerca de 35 mil carros já passaram pelo procedimento no país.

O processo de higienização, exclusivo para motoristas parceiros das categorias 99Pop e 99Comfort, dura poucos minutos e acontece de segunda a sábado das 9h às 16h, até 4 de junho.