Cartilha 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres
Cartilha incentiva empresas a aplicarem os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres| Foto: Pexels, fauxels/Reprodução

A WE Impact e a Gema Consultoria em Equidade, em parceria com a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia pela igualdade de gênero nos negócios, apresentam a cartilha “Princípios de Empoderamento das Mulheres para Startups", com o objetivo de auxiliar a construção de ambientes mais equitativos nas startups.

A cartilha incentiva as empresas de tecnologia a aplicarem os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês Women’s Empowerment Principles), reunindo orientações específicas para o setor e os desafios das startups. Os WEPs são guiados por padrões internacionais de trabalho e de direitos humanos, e têm como diretriz o reconhecimento de que as empresas também são responsáveis pela equidade de gênero.

O material apresenta ferramentas e mecanismos concretos para que a diversidade e a equidade de gênero sejam levadas em consideração, fazendo parte do desenvolvimento organizacional das empresas. Os Princípios de Empoderamento das Mulheres serão discutidos em um evento online e gratuito, no dia 6 de julho, e as inscrições e o acesso à cartilha podem ser realizados pelo site da WE Impact.

“A cartilha, desenvolvida especialmente para as startups, é importante para mostrar que a equidade deve ser considerada uma estratégia de negócios e que empresas de todos os tamanhos e setores têm responsabilidades para avançarmos na agenda de igualdade para a construção de um mundo mais sustentável – que tenha oportunidades iguais para todas e todos e que não deixe ninguém para trás, considerando especialmente os grupos que sofrem diferentes formas de discriminação, como mulheres negras, indígenas, LGBTQ+ em todas as ações por mais igualdade”, diz Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.