Thumbnail

Foodtech afirma que dados dos usuários não foram vazados.

Bug

App do iFood apresenta falha que exibe pedidos de outras pessoas

Guilherme Grandi
19/06/2020 15:51
Usuários do aplicativo de delivery iFood relataram problemas na plataforma, que exibiu pedidos aleatórios de outras pessoas em suas contas na manhã desta sexta-feira (19). Em diversas mensagens nas redes sociais e programas de trocas de mensagens instantâneas, os clientes dizem ter visto os cadastros serem utilizados em outras cidades, com relatos ocorridos em estados do Sudeste e Nordeste do país.
Ao GazzConecta, o iFood afirmou que houve uma falha durante uma atualização do sistema, mas que nenhum pedido foi efetivado e não houve qualquer tipo de vazamento dos dados dos cartões de crédito dos usuários. Em nota, a foodtech esclarece que as informações ficam gravadas apenas no dispositivo das pessoas, e não no banco de dados da plataforma.
Veja a nota de esclarecimento do iFood:
Na manhã de sexta-feira dia 19/06, a plataforma do iFood passou por um problema de atualização com duração de cerca de 30 minutos. A ocorrência foi rapidamente solucionada por sua equipe de tecnologia. A empresa afirma que não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma. 
Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros. 
A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento. 
Por precaução, a plataforma deslogou os usuários impactados, que ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período. A situação já está normalizada e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido.
O iFood está à disposição das autoridades eventuais esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a segurança das informações de restaurantes e consumidores.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão