Thumbnail

“O futuro do país está na educação”, dizem empreendedores brasileiros na Expert XP

Foco na educação

“O futuro do país está na educação”, dizem empreendedores brasileiros na Expert XP

GazzConecta
04/08/2022 19:45
Durante a Expert XP 2022, maior evento financeiro do país, que debate temas como empreendedorismo, economia, ESG e inovação, os executivos Fabrício Bloisi (iFood), Pedro Franceschi (BREX), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev) e Guilherme Benchimol (XP) mostraram que têm algo em comum, além do sucesso no mundo dos negócios: a visão sobre o futuro do país.
Representando diferentes gerações de empreendedores, eles foram unânimes ao cravar que a educação é o principal caminho para o desenvolvimento do Brasil. “O nosso problema continua o mesmo, o baixo investimento em educação. Não temos oportunidades iguais para todos. Isso passa pelas diferenças no processo de colonização do país, pelo pós-escravidão e reflete, até hoje, em aspectos culturais importantes”, pontua Beto Sicupira, sócio da AB Inbev.
Já Guilherme Benchimol, Fundador e Presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc., destacou que olhar para a educação deve ser um compromisso de todos: sociedade, governo e empresas. “Não basta apenas reclamar do governo, temos que priorizar esse tema. Nenhum dos candidatos à presidência têm falado sobre seus projetos para a educação no país. As empresas, maiores, média ou pequenas, também devem investir na educação”, afirma Benchimol, destacando os projetos da XP no segmento, que reuniu um aporte de R$ 100 milhões com foco na educação.

Futuro do país depende de uma mudança de mindset

Discípulo da cultura do “Sonho Grande”, implementada pelo trio fundador da Ambev, Benchimol comentou a importância de ter valores sólidos para desenvolver um país. “Não conheço uma empresa ou país que deu certo e que não tenha uma cultura forte, uma cultura que una. Quando se fala do Japão se pensa na cultura da honra, na Alemanha a precisão, em Israel a inovação, nos Estados Unidos o empreendedorismo. E quando se fala do Brasil tem o “jeitinho”. Eu adoraria que o Brasil fosse o país da excelência. Temos muitas mazelas em nosso país, mas não podemos ser tão vitimistas. Temos que colocar na cabeça das pessoas que somos excelentes. E se todo mundo for excelente, desde as coisas pequenas até as maiores, acho que mudaremos esse mindset e mostraremos do que o Brasil é capaz”, apostou.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão