Thumbnail

Gol faz acordo para 250 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical

Aeronaves elétricas

Gol anuncia compra de frota de eVTOL, táxis aéreos elétricos para 2025

GazzConecta
21/09/2021 19:52
A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta terça-feira (21/9) a assinatura de acordo de intenção de compra de 250 eVTOL – aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical – com a irlandesa Avalon. A empresa projeta o início das operações com esses veículos na malha aérea brasileira para meados de 2025.
O acordo faz parte da estratégia da companhia aérea de expandir sua atuação no mercado de transporte regionais, com novas rotas em trechos pouco atendidos. Além disso, a escolha por aeronaves elétricas vai de encontro com as boas práticas de ESG e a intenção da Gol de reduzir a emissão de carbono e chegar à neutralidade até 2050.
O modelo negociado com a Avalon e com a britânica Vertical Aerospace é um VA-X4, que pode transportar até 4 pessoas e 1 piloto e atingir uma velocidade máxima de 320 km/h.
Com a assinatura do acordo de intenção de compra, a Gol passa a agora a realizar um estudo de viabilidade e certificação da aeronave junto às agências brasileiras reguladores, como a Anac e a Decea, para que possa iniciar as operações até 2025.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão