Divulgação/Irrigatech
Protótipo da Irrigatech.| Foto:

É de Paranavaí, na região noroeste do Paraná, a startup vencedora da edição de 2020 do Pitch Paraná, projeto da Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado criado para valorizar a inovação para o desenvolvimento sustentável. O resultado da disputa foi conhecido na noite desta quarta-feira (2), em um evento online.

A IrrigaTech, que surgiu a partir de um projeto acadêmico desenvolvido no Instituto Federal de Paranavaí (IFPR), apresentou um sistema de irrigação inteligente que funciona por wireless e com controle via internet, capaz de proporcionar economia de água e energia elétrica a baixo custo. O time campeão é formado pelos estudantes de engenharia elétrica Juliana Pitta, Pedro Henrique de Souza Marques e Brenner Bressan de Lima, pelos estudantes de engenharia mecânica, da UTFPR de Ponta Grossa e pelos orientadores Edno Gentilho Junior, professor IFPR Paranavaí e Davi Antonio Oliveira Barizão, engenheiro do IDR Paranavaí.

O prêmio de revelação ficou para a Civilizar, que propões um sistema de gestão que auxilia escolas a identificar estudantes vítimas de violência física e emocional., com monitoramento de bullying, abuso sexual e uso de drogas. Por fim, a Getter ganhou a menção de inovação, com o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial (IA), que, por meio de um sensor de visão computacional ou de câmeras convencionais, consegue visão 360º da linha de produção, podendo mensurar a produtividade, eficiência, saúde dos trabalhadores e sugerir a melhoria dos processos.