Thumbnail

Autossuficiência

China revela plano para se tornar líder global em inovação

Estadão Conteúdo
06/11/2020 17:31
A China delineou áreas e medidas prioritárias para transformar a segunda maior economia do mundo em líder global em inovação nos próximos 15 anos, prometendo fazer avanços importantes em tecnologias essenciais e fundamentais.
O país buscará o desenvolvimento impulsionado pela inovação e implementará uma série de projetos estratégicos nas áreas de inteligência artificial, informação quântica, circuitos integrados, vida e saúde, ciência do cérebro, reprodução, ciência e tecnologia aeroespacial e exploração profunda da Terra e do oceano, segundo a íntegra do texto das propostas de desenvolvimento do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) publicadas na terça-feira (2).
O documento, que delineia as propostas da liderança do Partido para formular o 14º Plano Quinquenal (2021-2025) de Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até o ano 2035, foi aprovado na quinta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC, encerrado no dia 29 de outubro.

Autossuficiência em ciência e tecnologia

Em um discurso explicativo sobre as propostas, Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCC, enfatizou que a China deve focar em manter o papel central da inovação em seu impulso de modernização e assumir a autossuficiência em ciência e tecnologia como sustentáculo estratégico para o desenvolvimento nacional, de acordo com as propostas.
"Por um lado, vamos melhorar nossas capacidades de inovação independente porque as tecnologias centrais e mais importantes não podem ser compradas", disse Wang Zhigang, Ministro da Ciência e Tecnologia, em entrevista coletiva no último dia 30. "Por outro lado, também esperamos aprender experiências mais avançadas com outros países e compartilhar com o mundo mais realizações científicas e tecnológicas da China, contribuindo com mais 'sabedoria chinesa' para enfrentar os desafios globais", acrescentou Wang.
A China promoverá a construção de laboratórios nacionais, planejará e desenvolverá centros nacionais de ciência e centros regionais de inovação e apoiará a formação de centros internacionais de inovação científica e tecnológica em Pequim, Xangai e na Grande Baía de Guangdong, Hong Kong e Macau, conforme consta nas propostas.

Indústrias emergentes estratégicas e desenvolvimento verde

O documento também identificou uma série de "indústrias estratégicas emergentes" e prometeu acelerar o desenvolvimento delas, incluindo tecnologia da informação de nova geração, biotecnologia, nova energia, novos materiais, equipamentos de ponta, veículos de energia nova, proteção ambiental, aeroespacial e equipamentos marítimos.
As propostas exigiam a integração profunda de internet, big data e inteligência artificial com outros setores, facilitando o desenvolvimento de um conjunto de manufatura avançada, criando uma série de indústrias estratégicas emergentes como novos impulsionadores de crescimento e estimulando novas tecnologias, novos produtos, novos modelos de negócios e novas formas de negócios.
Enquanto isso, a China vai introduzir uma série de medidas para facilitar a transformação verde geral do desenvolvimento econômico e social, disse o documento.
A China reduzirá sua intensidade de carbono, ou seja, a quantidade de emissões de carbono por unidade do PIB, e fará um plano de ação para alcançar a meta das emissões de CO2 antes de 2030. A promessa é parte dos esforços da China para promover o desenvolvimento verde e uma revolução verde global na era pós-COVID.
O presidente chinês Xi Jinping disse em setembro que o país pretende atingir a neutralidade de carbono até 2060. "A COVID-19 nos lembra que a humanidade deve iniciar uma revolução verde e criar rapidamente uma forma ecológica de desenvolvimento e de vida," disse Xi, em um discurso realizado por vídeo link, no Debate Geral da 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão