Thumbnail

Cidades do Sul assinam a Techroad, programa para atrair novos negócios de tecnologia e inovação para a região

Ecossistema da Região Sul

No South Summit Brasil, cidades do Sul formam programa Techroad para atrair novos negócios de tecnologia e inovação para a região

GazzConecta
04/05/2022 20:19
As cidades de Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul lançaram nesta quarta-feira (4) o Techroad, programa de ações conjuntas para valorização, fortalecimento e atração de novos negócios de tecnologia e inovação para a região Sul do Brasil, bem como a atração de talentos e de investimentos privados e públicos para as cidades pertencentes a esta região. A assinatura do acordo foi durante um painel do South Summit Brasil, evento internacional de inovação que está sendo realizado em Porto Alegre até sexta-feira.
“O Techroad pode ser chamado de uma inovação social, pois, se propõe a fazer com que as cidades que o compõem se abracem e realizem atividades conjuntas em favor de seus cidadãos”, afirmou o prefeito Rafael Greca, que foi representado no evento pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.
“São cinco cidades inovadoras e com potencial para, juntas, transformarem a região sul no principal polo tecnológico do Brasil”, disse Cris Alessi no evento, ao lado dos prefeitos Sebastião Melo, de Porto Alegre; Adriano Silva, de Joinville; Adiló Didomenico, de Caxias do Sul; e do secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, representando o prefeito da capital catarinense, Topázio Neto.
O Techroad tem como missão formar um polo macroregional de alto impacto para integrar e articular a atuação e as capacidade dos ambientes regionais de inovação mais importantes do sul do país, visando acelerar a formação e atração de talentos e investimentos; compartilhar ações, iniciativas e boas práticas; induzir e apoiar a multiplicação e qualificação dos negócios inovadores; desenvolver estratégias conjuntas de aceleração da inovação, atuando sinergicamente para divulgar e explorar o potencial dos atores de inovação no âmbito de influência das cidades.
"As cidades têm perfis inovadores e grande capacidade de mobilização. Podemos consolidar a rota de inovação do Sul", destacou Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul. 
Entre as estratégias estarão ações para acesso ao capital; integração de programas; compartilhamento de informações; programas de treinamento e educacionais; articulação de projetos estruturantes; benchmarking de gestão pública; integração do calendário de eventos; e missões conjuntas.
"A iniciativa da Techroad é fundamental para promover a ação conjunta e colaborativa dos potentes ecossistemas regionais. A troca de experiências, a articulação de esforços e a divulgação integrada contribuem para atrair talentos e negócios, desenvolvendo as cidades participantes e suas regiões", completou Sebastião Melo, no evento.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão