Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Pinó e BBX lançam startup com foco em pequenas e médias empresas
Pinó e BBX lançam startup com foco em pequenas e médias empresas| Foto: Unsplash, Memento Media/Reprodução

Conexão e ferramentas que apoiam o crescimento e a transformação digital de pequenas e médias empresas. É com o propósito de fortalecer a camada mais numerosa de empresários, que segundo o Sebrae movimentam ¼ do PIB (Produto Interno Bruto) do país, que a Pinó, em parceria com a BBX, lançam o Clube PME.

O propósito da iniciativa é reunir a experiência de empresários, ao lado de executivos de mercado que desejam compartilhar conhecimento, conectados em uma grande comunidade, para absorver, compartilhar e debater.

Na prática, o assinante do Clube PME tem acesso a uma plataforma que reúne diversos conteúdos sobre inovação, transformação digital, marketing, gestão estratégica, tecnologia, vendas, planejamento financeiro, entre outros temas, para apoiar o desenvolvimento de empresas e empreendedores. A startup conta também com uma comunidade no WhatsApp para troca de experiências, dicas e desafios do dia a dia.

Segundo o Sebrae, o Brasil conta com mais de 19 milhões de empresas abertas que, juntas, geram 32 milhões de empregos. E, mesmo com o potencial econômico dos pequenos negócios, o índice de sobrevivência das PMEs é baixo, mostrando um abismo entre a criatividade do brasileiro e a sustentação das empresas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada cinco pequenas e médias fecha nos primeiros cinco anos de operação. A mesma pesquisa aponta que apenas uma em cada dez sobrevive mais de 10 anos.

Para levar este conhecimento ao empreendedor e diminuir a lacuna entre vontade de empreender e sustentabilidade das organizações, na vertical de conteúdo técnico, o Clube PME entrega semanalmente vídeos, e-books e textos educativos para facilitar a gestão. Assinantes recebem também uma seleção exclusiva de notícias que impactam os seus negócios, para orientar a tomada de decisão, baseadas nos principais acontecimentos do dia. 

Os membros podem participar também de mentorias coletivas, realizadas quinzenalmente com especialistas de mercado para discutir e tirar dúvidas sobre dilemas dos seus negócios reais, além de ter contato com diversos líderes de grandes empresas. O Clube PME é vendido no modelo de assinaturas, com plano anual custando R$ 24,90 por mês, no preço promocional.

Para Andréa Sorgenfrei, head da Pinó, a iniciativa busca fortalecer e empoderar empresários, de todos os segmentos, para a tomada assertiva de decisões. “A plataforma vai contar com diversos conteúdos práticos, que levam conhecimento aos empreendedores, por meio de ferramentas de qualidade, desenvolvidas ao lado de especialistas”, descreve a Head.

O Clube PME nasce também com o apoio de gigantes do mercado. Com mais de 70 mil visitantes por mês, o GazzConecta faz parte da iniciativa como mídia oficial e canal de disseminação da iniciativa.

Dores dos empreendedores

Compliance, governança, gestão financeira e comunicação são fatores que comprometem o sucesso dos negócios de pequenos e médios empreendedores. “Quando olhamos para o mercado empreendedor, é muito característico sofrer de dores financeiras, não apenas de questões de caixa, mas também de estratégia financeira, e também de governança”, explica James Cichy, colunista do GazzConecta e CEO da BBX, parceira no desenvolvimento da iniciativa.

Segundo James, o Clube PME existe também para sanar e capacitar empreendedores nesta jornada desafiadora. “O lançamento do Clube PME visa a trazer uma informação mais clara e objetiva da experiência que todos os participantes do Clube têm em mãos. O compartilhamento das informações é o que mais ajuda o empreendedor em um momento como este, que vivemos a rápida aceleração da transformação digital”, descreve James.  

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a BBX, a rede de mentores que conta com mais de 100 especialistas e já apoiou o desenvolvimento de mais de 120 empresas, ao longo de dois anos de existência. Com o propósito de desenvolver negócios e conectar soluções, a BBX é um ecossistema de talentos e especialistas que trabalham para apoiar o crescimento de empresas.

Pinó LAB

O Clube PME é uma das novas empresas que integram a Pinó LAB, o braço de inovação da Gazeta do Povo no desenvolvimento das empresas do futuro.

A área de inovação já foi responsável pela criação de outras empresas como o FoodCo., foodtech de educação para donos de bares e restaurantes, que já reúne mais de 11 mil assinantes. Também fazem parte do portfólio da Pinó o Let’sArch, plataforma de conexão, formação e troca de experiências, para arquitetos e designers.

Outra iniciativa é o recém-lançado Tal Lugar, que descobre e aponta quais os melhores endereços para ter uma ótima experiência gastronômica, em formato de guia de experiências.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]