Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Cobli, startup de gestão de frotas de veículos, recebe aporte
Cobli, startup de gestão de frotas de veículos, recebe aporte| Foto: Markus Winkler, Unsplash/Reprodução

A Cobli, startup que aplica Internet das Coisas (IoT) na gestão de frotas de veículos em áreas urbanas, anunciou nesta quarta-feira (21) o recebimento de um aporte de R$ 175 milhões em rodada Série B liderada pelo Softbank.

Junto com o Softbank, também participaram da rodada: a Qualcomm Ventures e os fundos NXTP Ventures, Fifth Wall e Valor Capital, que já eram investidores da logtech.

Fundada em 2017, a Cobli oferece uma solução de monitoramento em tempo real de veículos em centros urbanos. Com um pequeno dispositivo acoplado nas frotas, a startup coleta dados, acompanha a localização, o consumo de combustível e recomenda as melhores rotas para os condutores.

Crescimento na pandemia

A empresa viu a demanda por soluções logísticas de transporte aumentar durante a pandemia, especialmente dentro do segmento de e-commerce. “Hoje, o comércio eletrônico é provavelmente nossa principal classe de clientes”, disse Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da empresa ao lado do norte-americano Parker Treacy.

Rodrigo Mourad, cofundador e presidente da Cobli.
Rodrigo Mourad, cofundador e presidente da Cobli.

Em 2020, a empresa chegou a dobrar de tamanho, e hoje conta com mais de 3 mil empresas clientes em 150 cidades do país. Além de entregadores de e-commerce, a startup atende ambulâncias, técnicos de TV por assinatura, transportadoras de carga e outros modelos de veículos profissionais que trafegam em áreas urbanas.

"Nos EUA, metade dos veículos profissionais têm tecnologia embarcada. No Brasil, são menos de 15%. O futuro é das frotas conectadas, e é nisso que apostamos. Queremos aposentar o velho recado “como estou dirigindo?” na traseira dos carros”, revela Mourad.

O aporte servirá para ampliar a equipe da startup, que pretende passar de 200 para 500 colaboradores até o final de 2022, e expandir suas operações na América Latina. Além disso, a Cobli planeja lançar novos produtos e soluções, incluindo seguros para frotas que consideram dados de utilização dos veículos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]