Thumbnail

O podcast Brazucas no Vale já soma mais de 5,5 mil plays em mais de 12 países, sendo a maioria no Brasil.

Brazucas no Vale

Com podcast de inovação, empreendedores conectam o Brasil ao Vale do Silício

Maria Clara Dias
Maria Clara Dias
06/04/2021 11:59
Quando chegou ao Vale do Silício, em 2017, Rafael Amado ficou encantado com a diversidade e pluralidade de perfis empreendedores da região. Localizado na parte sul da Califórnia, nos Estados Unidos, o Vale é conhecido por ser o berço da inovação mundial e terra natal de grandes companhias de tecnologia como Facebook, Apple, Google e Microsoft.
O engenheiro, que foi à Califórnia para começar um MBA (Master in Business Administration) em negócios, decidiu que tamanha inovação precisava ser compartilhada com os compatriotas que ficaram no Brasil. Assim nasceu o Brazucas no Vale, podcast resultado do trabalho de Amado e uma comunidade de brasileiros que lá moram, estudam e trabalham - e primeiro podcast em português sobre o tema.
“Percebi que o networking era absurdo, e havia muitas histórias para contar. Tudo ao redor respirava empreendedorismo e inovação”, conta o fundador do podcast.
O Brazucas no Vale nasceu com a premissa de ser um produto de mídia capaz de unir interessados por inovação em diferentes continentes. “Percebi que no Brasil eu nunca havia tido acesso a esse tipo de conteúdo e conexão, então a missão era levar isso a pessoas que não poderiam de fato vir para cá”, diz. Assim, o podcast promove conversas entre empreendedores brasileiros no Vale do Silício.
A ideia também chamou a atenção da jornalista Yasmin Graeml, que à época também estudava no Vale. Apresentada a Rafael com a ajuda de um amigo em comum, Yasmin cofundou o projeto auxiliando na edição e divulgação do podcast.
“Quando voltei ao Brasil, percebi que o nosso impacto era maior do que imaginávamos", conta Yasmin. “Mais do que manter o relacionamento na Califórnia, vimos que era essencial ter alguém aqui fazendo essa conexão e fazendo com que os ouvintes sentissem que aquilo tudo é real”, conta.
Atualmente, o Brazucas no Vale tem duas temporadas oficiais e duas temporadas especiais - o Plantão Covid-19, voltada ao empreendedorismo durante a pandemia; e o Papo com Elas, especial do mês da mulher que entrevistou líderes femininas no universo das startups. O podcast já soma mais de 5,5 mil plays em mais de 12 países, sendo a maioria no Brasil.
Rafael Amado e Yasmin Graeml, do podcast Brazucas no Vale. Foto: divulgação.
Rafael Amado e Yasmin Graeml, do podcast Brazucas no Vale. Foto: divulgação.
Mentoria
Em 2021, o Brazucas no Vale lançou um programa de mentoria gratuito para startups brasileiras em parceria com a Snowman Labs. As empresas cadastradas têm acesso a mentores de diferentes temas, a depender dos principais desafios enfrentados por cada uma das empresas. Entre os assuntos tratados estão propriedade intelectual, criação de marca e investimentos.
Para o futuro, os empreendedores querem fomentar projetos de conexão e profissionalização e investimento em startups. “Estamos entrevistando pessoas com potencial de crescimento. Por que não viabilizar esse crescimento?”, indaga Amado.
A missão, porém, continua sendo a de democratizar o acesso à informação, segundo o empreendedor. “Quando um empreendedor ouve uma história de outras empresas mais maduras, isso é de muito valor e inspirador”, diz.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão