Thumbnail

Auxílio às startups

Cubo Itaú e BID Lab lançam guia virtual gratuito para startups sobreviverem à crise

Patrícia Basilio, especial para o GazzConecta
05/06/2020 12:00
Como obter financiamento, priorizar o fluxo de caixa, continuar vendendo e digitalizar minhas contas diante da crise decorrente do novo coronavírus? Essas e diversas outras questões passaram a ser enviadas diariamente por empreendedores angustiados com o cenário econômico global ao BID Lab (Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento). E para responder às perguntas — muitas delas parecidas entre si, o banco decidiu criar um guia virtual gratuito com informações e lives, em parceria com o Cubo Itaú, maior hub de empreendedorismo da América Latina, o Survival Kit (Kit de Sobrevivência).
Lançado na semana passada, o site possui detalhes sobre apoio financeiro às startups, gestão de pessoas, legislação e impostos, trabalho remoto, saúde mental, transformação digital, perspectivas econômicas, notícias sobre a Covid-19, informações sobre hubs e agenda de eventos.
“Nossa parceria com o Cubo tinha como ideia internacionalizar o hub, mas com a Covid-19 tivemos que mudar os planos. Fizemos, então, do limão uma limonada. Precisamos democratizar o que for preciso para manter as empresas vivas”, afirmou Anita Fiori, lead investment officer do BID Lab.
Segundo Anita, que atualmente vive em Washington (EUA), o guia em breve deve ganhar versão espanhol e, posteriormente, em inglês, para poder ser acessado por empreendedores estrangeiros — o que também permite divulgar o Cubo internacionalmente.
“O projeto está saindo da América Latina. Os empreendedores precisam não só de dinheiro, como de equilíbrio emocional, plano de contingência e uma série de outras orientações”, acrescenta.
A parceria do Cubo com o BID Lab foi firmada em agosto do ano passado, com a proposta de intensificar a agenda de atividades internacionais do hub e aproximar as startups do setor público. Um representante do banco trabalha especificamente para o projeto e voltará a atuar próximo aos empreendedores, no prédio do Cubo, em São Paulo,  quando a quarentena acabar.

Guia reúne universo de inovação

Na avaliação de Renata Favale Zanuto, co-head do Cubo, o guia criado em parceria com o BID Lab pode reunir em um único lugar newsletters e lives do hub, além de informações sobre outros espaços de empreendedorismo, como o Google for Startups, por exemplo.
O Survival Kit é uma maneira agnóstica não só de falar sobre o Cubo, mas também sobre o ecossistema de inovação como um todo. Há empresas que estão pedindo para colocar conteúdo próprio no guia. E quanto mais dinâmico ele for, melhor”, explicou.
Além do Survival Kit, o Cubo disponibiliza também a lista “Essa Startup Resolve”, com soluções oferecidas por startups residentes que podem ajudar grandes empresas a resolver problemas ligados à crise do novo coronavírus. Há tecnologias de dez segmentos diferentes, como logística, direito trabalhista, educação digital, saúde e trabalho remoto.
“Quando a gente estava no prédio, recebia as grandes empresas e ouvia as necessidades delas. Com o modelo digital, decidimos que o Cubo vai até as empresas”, concluiu Renata.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão