Thumbnail

A luminária inteligente com conexão 5G será testada na capital paranaense.

Conectividade e segurança

Curitiba recebe teste de poste inteligente com conexão 5G, em projeto da ADBI

GazzConecta
25/03/2022 16:02
Nesta sexta-feira (25), durante o Smart City Expo Curitiba, a Associação Brasileira de Indústrias (ABDI) fez a entrega de um poste inteligente para a Prefeitura de Curitiba. O aparelho reúne diversas soluções que facilitam a gestão da informação, conectividade e segurança para cidades.
As luminárias inteligentes contam com redes transmissoras de 5G, que serão testadas na cidade em 2022, além de um sistema de monitoramento integrado na rede de segurança da cidade. Segundo Igor Cavet, Presidente da ABDI, grandes empresas de tecnologias se aliaram no desenvolvimento da tecnologia, como Nokia e Qualcom.
"Ela é muito mais do que é uma iluminação, tem câmeras que ajudam na segurança pública, pode ter softwares embarcados de reconhecimento facial e monitoramento. Para o cidadão, é um dispositivo que, se implementado após a fase de testes, leva iluminação, segurança pública e conectividade. Esta luminária irradia benefícios para os municípios", explicou o representante da ABDI.
A partir da entrega simbólica, que aconteceu nesta sexta-feira, a prefeitura deve definir o ponto de instalação da ferramenta. Quantidade de luminárias e tempo de testes serão definidos pela Prefeitura de Curitiba. Segundo a ABDI, a capital foi escolhida para o protótipo por sua vocação em inovação e tecnologia.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão