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Tendências do e-commerce

Dia dos pais marca alta em vendas online e deve ultrapassar dia das mães e dos namorados

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
04/08/2020 21:42
Uma pesquisa realizada pela empresa especializada na coleta e análise de dados referentes ao comportamento dos consumidores em lojas virtuais, a Social Miner, mostrou que o valor médio investido em presentes para o dia dos pais deverá girar em torno dos R$ 50 e R$ 200 neste ano. O levantamento foi feito com base em 1.034 entrevistas, realizadas com homens e mulheres acima de 16 anos, de todas as regiões e classes sociais do Brasil.
O estudo identificou que 6 em cada 10 respondentes pretendem celebrar a data. Destes, quase metade irá adquirir presentes em canais virtuais para comemorar - sendo 30% em e-commerces, e 17,7% nas redes sociais das marcas (Instagram, Facebook e especialmente WhatsApp).
Os dados incentivam o comércio após as vendas dos dias das mães e dos namorados terem ficado abaixo do volume esperado, devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, com o setor de e-commerce mais estruturado, os especialistas acreditam que as vendas devem subir e até mesmo se igualar às compras online feitas para as festas de final de ano.
No entanto, fatores como valor do frete e tempo de entrega serão definidores na hora de fechar a compra, tornando-se mais relevantes do que nos anos anteriores. Para se ter ideia, 32,6% dos entrevistados afirmaram que podem desistir da compra se os prazos forem ruins.
Outro aspecto da pesquisa revelou que entre os produtos que devem estar entre os mais procurados pelos consumidores para presentear estão moda e acessórios (46,9%), eletrônicos e informática (28,6%).
Segundo Igor Castanho, coordenador de marketing da startup curitibana Olist, plataforma que reúne soluções para e-commerces, para que os comerciantes usufruam desta data é preciso uma boa estratégia online.
"Escolher produtos com alto potencial de vendas e oferecer preços competitivos é uma ótima estratégia para vender mais. Além disso, é importante ficar de olho nos produtos que tem maior popularidade", comenta o especialista. Entre os itens mais buscados no último mês no Google Trends estão "caixa dia dos pais", "presente dia dos pais" e "cesta dia dos pais", termos que tiveram um aumento de 400%, 160% e 120% no volume de buscas, respectivamente. A dica do coordenador é usar esses termos de referência para montar kits especiais para a data.
Outra estratégia online que pode ajudar a reforçar o caixa neste período é estudar oferecer os produtos, além do site oficial da marca e redes sociais. "Aproveitar o potencial dos marketplaces é fundamental em momentos como esse. Os marketplaces dão a oportunidade do lojista ampliar a abrangência geográfica do seu negócio, expondo os produtos para um número maior de clientes. Além disso, a venda nessas plataformas apresentam diversas vantagens que favorecem a gestão e o aumento do faturamento nas vendas online", explica Castanho.
Segundo a pesquisa realizada pela Social Miner, 48% dos potenciais compradores buscam por ofertas nos próprios sites das lojas, 39,6% via sites de busca (como Google e Bing), 29,8% através de comparadores de preços, e 27,8% dos casos pelas redes sociais.

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