Thumbnail

Aprenda dicas para concretizar objetivos profissionais através do desenvolvimento de um plano de carreira.

Carreira

9 dicas para montar seu plano de carreira e ter sucesso na sua profissão

Aléxia Saraiva
04/07/2020 17:00
Sucesso profissional é algo subjetivo. Por mais que existam representações sociais coletivas do que é “ser reconhecido na sua área”, cada pessoa entende seu desenvolvimento de carreira a partir da própria evolução, o que varia conforme o momento de vida de cada um. No entanto, nem sempre esse próximo degrau está nítido – e é aí que reside a importância de um plano de carreira sólido, que ajuda cada indivíduo a enxergar seus objetivos tendo em vista seus próprios valores.
É com base nesses preceitos que a psicóloga Rafaela de Faria, doutora em educação e especialista em orientação profissional, auxilia quem deseja construir uma carreira baseada em um planejamento estratégico. Há nove anos, ela fundou o Instituto de Carreira e Orientação Profissional (ICOP) com esse objetivo, e hoje dá atendimentos personalizados a todo tipo de profissional que queira alçar novos rumos e ministra cursos sobre o tema. Foi o caso do curso Desenvolvimento de Carreira em Tempos de Crise, parceria do Centro Europeu com o GazzConecta que disponibilizou gratuitamente uma formação para quem deseja ser protagonista da própria carreira.
“O primeiro passo é parar de
comparar sua carreira com a de outras pessoas e entender o que você já
construiu, o que precisa melhorar no desenvolvimento técnico e comportamental –
também conhecidos por soft e hard skills - e encontrar estratégias para
alcançar esses objetivos”, pontua a especialista.
Para ajudar quem deseja fazer essa reflexão, Rafaela conversou com o GazzConecta e elencou 9 pontos importantes para pensar ao construir um plano de carreira.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão