Thumbnail

35% das startups de educação do país oferecem conteúdo online.

Edtechs

Edtechs brasileiras dobram número de alunos EaD durante crise

Patrícia Basilio, especial para GazzConecta
15/04/2020 21:53
A crise do novo coronavírus exigiu mudanças imediatas no estilo de vida dos brasileiros. Em quarentena, grande parte da população trocou o escritório pelo home office e a escola pelo computador, na chamada educação à distância. Neste cenário, ganham evidência as startups de educação, que conectam as tradicionais instituições de ensino e universidades ao que existe de última geração em tecnologia.
Segundo o “Mapeamento Edtech 2019”, existem 449 startups no país, 80% delas com sede nas regiões Sul e Sudeste. Do total de empresas, 34,7% são plataformas de conteúdo online, 10% de ferramentas de apoio à gestão e 9,34% de jogos educativos.
A pesquisa, divulgada pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups), mostra que 48,11% das edtechs atendem os ensinos fundamental e médio, 22,49%, o infantil e 16,93% oferecem cursos livres. “As startups de educação cresceram 23% de 2018 a 2019. Este ano, o aumento deve ser ainda maior porque que a crise forçou a educação a se relacionar com a tecnologia”, afirma Daniel Fazoli, diretor de operações da associação.
Na avaliação de Fazoli, as escolas de educação básica estão se modernizando para facilitar o aprendizado de crianças e jovens por meio da tecnologia. “O leque de oportunidades para as startups na educação básica é maior. A má distribuição de renda prejudica o acesso à internet, mas defendo que levar professores e equipamentos a uma região distante do país exige mais recursos públicos do que oferecer conexão à população”, analisa o diretor.
No Brasil desde 2017, a marca russa Drangonlearn firma parcerias com grupos de escolas e secretarias do estado para a oferta de exercícios interativos de matemática e inglês a alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os pais também conseguem adquirir o serviço pelo site por R$ 32 ao ano por disciplina. Desde o início da quarentena, em março, a plataforma educacional conquistou 100 mil novos alunos.
“A crise acabou antecipando uma mudança de cultura que ia acontecer. Muitos pais cadastraram seus filhos na plataforma para ajudá-los nas tarefas agora que as escolas estão fechadas. Devemos crescer 50% em relação aos dois anos anteriores”, avalia Frederico Faria, diretor da Dragonlearn no Brasil.
Com sede em um coworking de São Paulo, a empresa conta com 10 mil exercícios interativos armazenados em seu banco de tarefas, produzidos por pedagogos, designers, entre outros profissionais. “Com inteligência artificial, acompanhamos a trajetória do aluno e identificamos as dificuldades de cada estudante e criamos trilhas individuais”, garante Faria.

Robôs fluentes em inglês

A inteligência artificial também é aliada da ChatClass para os jovens aprenderem inglês pelo WhatsApp. De acordo com Jan Krutzinna, fundador da edtech, robôs trocam mensagens e exercícios com os alunos sem que eles precisem fazer o download de outro aplicativo. Além disso, os “bots” analisam as respostas enviadas pelos estudantes e dão nota para as tarefas. A tutoria interativa, vale destacar, é gratuita.
“Aprendi muito sobre o mercado do Brasil e vejo um potencial muito grande para minha empresa crescer aqui, principalmente em escolas públicas. O brasileiro investe muito para aprender inglês porque o ensino é muito elitizado no país”, avalia o executivo, que nasceu na Alemanha e se formou em Harvard, nos EUA.
Segundo Krutzinna, a ChatClass também oferece uma opção premium, que funciona como um curso completo com professores nativos para quem deseja aprender inglês ou obter fluência no idioma de forma rápida. Neste caso, o serviço é pago, embora esteja sendo oferecido de graça neste período de quarenta. “Mais de 25 mil pessoas de todo Brasil estão aprendendo inglês por esse novo serviço”, contabiliza.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão