Thumbnail

Nanotecnologia

Em parceria com startup, Natura lança dispositivo que dispara “cheiro digital”

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
20/08/2020 16:31
A possibilidade de sentir cheiros através de dispositivos eletrônicos está cada vez mais próxima da nossa realidade. A Natura anunciou que até o fim de 2020 colocará em teste um aparelho capaz de disparar "cheiros digitais". Desenvolvido em parceria com a startup Noar, o dispositivo chamado de MultiScent 20 armazena até 20 fragrâncias dentro de aparelhos como tablets e celulares, eliminando de vez os papéis de prova, catálogos aromatizados e minifrascos.
Através de nanotecnologia, as fragrâncias ficam armazenadas dentro dos aparelhos e precisam ser substituídas a cada 100 disparos. A intenção da Natura é levar a tecnologia tanto para as lojas físicas quanto para seus revendedores. No entanto, não foram divulgados quantos pontos terão o MultiScent 20, disponível nos próximos meses. A rede da marca é formada por 58 lojas físicas próprias e 1,8 milhão de consultoras na América Latina, além das franquias.
A criação do dispositivo foi impulsionada como uma das soluções para driblar os desafios impostos pela Covid-19 ao mercado. A Noar faz parte do programa Natura Startups, que dedicou o último semestre a acelerar planos de ação focado em mitigar os efeitos do novo coronavírus na rede de empreendedores, com ações que vão desde apoio para blindagem do caixa até cuidado das pessoas. "O device é uma oportunidade segura de experimentação de fragrâncias, pois pode ser feita com o uso de máscaras de proteção", explica Roseli Mello, Head Global de P&D da Natura.
Outra vantagem do dispositivo será a capacidade de provar várias fragrâncias em sequência. "Isso só é possível pois a tecnologia não deixa resíduos no ar ou nos usuários", explica a CEO da Noar, Cláudia Galvão. Sem vestígios, o "cheiro seco", como está sendo chamada a tecnologia, não confunde o cérebro, evitando que diversos cheiros se misturem na pele ou no ambiente.
Considerada um scent tech, a Noar cria tecnologias de delivery de aromas. Para criar o MultiScent 20, a startup recebeu investimentos da empresa de embalagens de vidro Wheaton, além da parceria com a Natura.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão