Thumbnail

Entre os erros mais comuns estão: produtos caros e reputação ruim.

Pontos decisivos

5 erros mais comuns de quem vende pela internet

GazzConecta
10/01/2020 13:51
Cada vez mais os brasileiros usam a internet para fazer suas compras. Mesmo com o mercado online aquecido, que movimentou mais de R$ 73 milhões em 2017, os empresários precisam prestar atenção em alguns pontos que definem o sucesso, ou não, das vendas na internet.
Marcelo Ribeiro é gerente de Marketing da Olist, startup que ajuda varejistas e grandes marcas a venderam mais, elencou erros mais comuns cometidos ao vender online.

Cadastro incompleto de produtos

Quando um consumidor compra pela internet, busca todos os detalhes sobre o produto, desde a dimensão até a ficha técnicas. Tudo deve estar descrito para evitar sustos. Informações incorretas ou imprecisas podem resultar em problemas judiciais.

Produtos caros

A decisão de comprar o seu produto ou do concorrente está a um clique de distância. Na internet, a comparação de preços é ainda mais simples e rápida e o valor é um dos pontos de decisão mais importantes para o cliente.
Segundo o levantamento Neotrust, realizado pelo movimento compre & confie, o preço baixo foi o maior motivo por compras na Black Friday por exemplo. Mesmo com a dificuldade em diminuir a margem de lucro, o empresário deve monitorar a concorrência e aproveitar as datas comemorativas.

Reputação ruim

A confiança é fundamental para compras online. Por isso, uma boa reputação esta diretamente relacionada ao aumento das venda. A pesquisa Local Consumer Review Survey 2017 apontou que 57% do público compra apenas de empresas com quatro ou mais estrelas. É preciso manter um bom relacionamento também no pós venda, com SAC e canais de atendimento que funcionem.

Poucas opções de produtos

Os empreendedores do comércio online precisam mostrar todos os seus produtos na plataforma, quanto mais produtos cadastrados, maiores as chances de sucesso nas vendas. Com um portfólio variado o consumidor encontra tudo o que procura, no seu e-commerce.
A lucratividade está relacionada também a venda dos produtos mais procurados pelos consumidores. Segundo o levantamento Neotrust, os cinco itens mais desejados pelos consumidores na internet durante a Black Friday em 2019 foram era eletrônicos, telefonia, informática, moda e por fim eletrodomésticos.

Ter apenas um canal devendas

Vender apenas no seu próprio domínio condiciona suas vendas a um público muito restrito. Investir em sites e marketplaces de categorias específicas, como Americanas com venda de produtos de departamento ou Netshoes de moda , pode ajudar a ampliar o número de clientes.

+ Siga o GazzConecta no Instagram!

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão