Thumbnail

Ana Carolina e seus filhos João e Maria, de 5 e 6 anos.

Mães empreendedoras

Executivas contam como a maternidade mudou a forma de conduzirem suas empresas

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
08/05/2020 22:03
“Quando você tem filhos o sentido da palavra prioridade muda. Você pode ter a reunião mais importante da sua vida, se seu filho estiver com febre, aquela reunião não vale absolutamente nada”. A frase resume bem, na opinião de Ana Carolina Vaz CEO da Startup Dog’s Care, o paralelo entre empreendedorismo e maternidade.
Na vida da CEO, que prefere ser chamada de Carol, o empreendedorismo chegou antes da maternidade. De um problema com a sua cachorra Jully surgiu a criação uma fralda para cães, ideia que deu vida a startups de produtos pet Dog’s Care, em 2005.
Ana Carolina Vaz, CEO da Startup Dog’s Care. Foto: Divulgação
Ana Carolina Vaz, CEO da Startup Dog’s Care. Foto: Divulgação
Carol, mãe do João e da Maria de 5 e 6 anos, atrasou a maternidade para empreender. “Eu atrasei a maternidade para empreender, estava esperando o momento certo para ter filhos e quando você está abrindo um negócio nos primeiros cinco anos você pensa que não vai dar conta de ser mãe” reflete. “Eu amo trabalhar, ter filhos para mim era um limitador de liberdade para fazer o que eu gosto que é trabalhar. O desafio foi achar um lugar que eu poderia ser mãe e líder da empresa, ao mesmo tempo.” e Carol consegui, descobriu que para ela as habilidades como mãe e para cuidar da empresa se complementavam.
“Aprendi muito sobre o reflexo do líder. Quando você é líder as pessoas se espelham nas suas atitudes e quando tem filhos vê isso de forma escancarada, como as crianças são nosso espelho. Eu não posso ser uma líder, nem uma mãe, que fala e não faz, preciso ser ainda mais coerente.” explica. 
Para Carol, a maternidade só acrescentou em experiência, conhecimento e representou uma grande mudança. “Você fica mais empática, enxerga o outro de uma nova forma, você entende, fica mais acolhedora e menos prática”, completa.

Desafio gratificante

“É extremamente desafiador e gratificante, tanto ser mãe quanto empreender”, conta Ana Paula Kwiatkowski, fundadora da DoutorCred, empresa de crédito consignado privado. Ana é mãe da Maria, de 5 anos e entre seus sonhos estava o de ser mãe. O empreendedorismo veio ao longo da sua vida, como uma possibilidade de flexibilizar a rotina e ajudar as pessoas através de seu trabalho.
"A gente não vira mãe e deixa de ser mulher, empresária trabalhadora. Deixar de ser isso, é deixar de ser quem você realmente é. Não desista dos seus sonhos mesmo sendo difícil".
Para Ana a palavra "desafio" é a que mais define ser mãe, mulher e empresária. "A maternidade e a empresa me desafiam diariamente. Na empresa eu não sou só o comercial, a gente não sabe tudo, fazemos uma coisa bem e 5 mais ou menos e no final tudo precisa dar certo. Assim como criar e educar um ser humano para conviver em sociedade. Eu tenho defeitos, mas eu tenho a obrigação de ensinar o caminho correto para a minha filha todos os dias, criando um ser humano decente no mundo”, enfatiza.
 Fernanda Toporoski (a esquerda) e  Ana Paula Kwiatkowski (a direita) fundadoras da startup de crédito consignado privado DoutorCred. Foto: Divulgação
Fernanda Toporoski (a esquerda) e Ana Paula Kwiatkowski (a direita) fundadoras da startup de crédito consignado privado DoutorCred. Foto: Divulgação

Sonho, fé e trabalho

Fernanda Toporoski também é fundadora da DoutorCred, mãe de três meninos, de 4 e 5 anos. Fernanda já era mãe do Pedro, quando entrou para o empreendedorismo e conta que junto com a maternidade veio muita insegurança. Fernanda ressalta que têm uma cultura empreendedora também na educação dos filhos. “Eles sempre pedem moedinhas, eu digo que eles tem que trabalhar  para ganhar as moedas, como arrumar a cama e ganham o dinheiro deles”, brinca.
A empreendedora ressalta ainda como mesmo com as dificuldades, os sonhos devem ser mantidos e alimentados. “O que nos move são os sonhos, a fé e o trabalho. Sem trabalho, dedicação e estudo, as coisas não vão acontecer. Entregamos diariamente nosso dia a Deus e trabalhamos honestamente. Sonhar e realizar é possível e todas nós podemos.” completa.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão