Thumbnail

Sugestões de leitura

Executivos de startups indicam livros para repensar a pandemia e a crise

GazzConecta
21/05/2020 17:02
Na última segunda-feira (18), o co-fundador da Microsoft, Bill Gates divulgou uma lista com seus cinco livros e programas de TV favoritos para o período de isolamento social. Mas o bilionário não é o único empresário que tem recomendado conteúdo exclusivo para este momento. Uma série de executivos tem usados as redes sociais para indicar obras que podem ser úteis na jornada de aprendizado, reformulação dos negócios ou reestabelecimentos de empresas, durante uma crise.
As obras, que incluem desde cases inspiracionais até biografias e livros técnicos, foram sugeridas por gestores de startups de todo o Brasil. Confira a seleção que o GazzConecta fez destas recomendações e as notas pessoais de cada administrador sobre os livros:

Empresas Feitas para Vencer, por Jim Collins

A recomendação é do CEO da Contabilizei, Vitor Torres, justamente pelo título explicar com exemplos claros, porque existem empresas ótimas e apenas boas, e os impactos que isso gera na forma como os negócios são administrados. O diretor do maior escritório de contabilidade do país também indica um título extra: O Poder do Agora, de Eckhart Tolle. De acordo com o executivo, este livro traz como proposta pensar no hoje, deixando de ignorar o presente ao pensar demais no passado ou no futuro.

O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

Esta obra foi escrita pelo co-fundador e sócio da Andreesen Horowitz, um dos fundos de investimento mais famosos do mundo. Por isso esta é a recomendação do CEO da MadeiraMadeira, Daniel Scandian. Para o empresário, ao abordar a carreira de Horowitz, o livro passa longe de fórmulas mágicas sobre como vencer dificuldades nos negócios, mas ensina através do exemplo e vivência como enfrentá-los. Outro executivo que recomenda esta leitura é Guilherme Junqueira, fundador da Gama Academy. "Essa leitura me ensinou a liderar em tempos difíceis e em diferentes momentos, além de trazer empatia para o empreendedor que acaba lidando com muitos problemas sozinho", resume.

O vale de Israel, de Édouard Cukierman e Daniel Rouach

A obra explica como a cultura israelense cooperou para o surgimento de uma economia de alta tecnologia e como a nação foi capaz de criar e manter uma liderança tecnológica em um ambiente desfavorável. Foi este enredo que atraiu Marcelo Souza, CEO da Indústria Fox, para este título. O empresário também recomenda a leitura de Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto e A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown. Este último, um debate sobre vulnerabilidade, medo e imperfeição, frente a responsabilidade de assumir riscos e experimentar a vida.

Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos, de Hans Rosing

"Em tempos de ‘fakenews’, opiniões sem embasamento e informações descontextualizada, este livro traz uma visão otimista do mundo, baseado em dados e fatos, que nos mostram, sem sombras de dúvidas que embora tenhamos percalços, a humanidade caminha na direção correta", opina Eduardo Baer, CEO da DogHero. A recomendação do empresário é graças ao poder da obra destruir mitos apresentando fatos e estatísticas de forma clara para os leitores.

A psicologia do dinheiro, Dan Ariely e Jeff Kreisler

O fundador do Mobills, Carlos Terceiro recomenda esta leitura como uma forma de repensar os hábitos de consumo no pós-pandemia. "Ele aborda a economia comportamental, discutindo nossa visão e o modo como lidamos com o dinheiro frente às nossas emoções. Com desafios que irão nos estimular a corrigir nossos erros, esse livro é ótimo para refletir no momento atual sobre a nossa relação com as finanças pessoais", finaliza o empreendedor.

A montanha Mágica, de Thomas Mann

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1929, este clássico da literatura alemã conta a história do jovem estudante de engenharia, Hans Castorp e o período de sete anos que passou internado em um sanatório, pouco antes da Primeira Guerra Mundial. "Para quem quer entender como é viver num contexto de isolamento o livro é ideal, provavelmente é o maior romance do século 20 e, nas primeiras páginas nos ajudam a compreender como uma mudança inicial nos parece estimulante e como a rotina posterior nos coloca de volta à mesmice da vida", recomenda Celson Hupfer, CEO da Connekt.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão