Thumbnail

Leitura

15 executivos de startups listam os livros mais inspiradores

Patrícia Basilio, especial para o GazzConecta
24/12/2019 11:00
O fim de
ano é uma ótima oportunidade para ler livros que ficaram guardados na
prateleira ou finalmente comprar aqueles que foram alvo de cobiça durante a
correria do dia a dia. A leitura é importante principalmente para
empreendedores que desejam se inspirar e garantir boas ideias de negócios para
o ano que já está para chegar.
Pensando nisso, o GazzConecta reuniu indicação de leitura de 15 grandes empreendedores de startups — obras que fizeram a diferença não só para suas empresas, mas também para suas vidas pessoais. Confiram abaixo:
1 - Victor Popper - All iN
O Lado Difícil das Situações Difíceis, de Ben Horowitz
Victor
Popper, fundador CEO da All iN de marketing cloud afirma que o livro traz as
principais dicas de como criar e administrar uma startup sob o olhar de um dos
empresários mais respeitados do Vale do Silício: Ben Horowitz. Para Popper, nem
tudo é o que parece no mundo dos negócios. A autonomia é atrativa, mas também
significa que o sucesso da empresa está totalmente nas suas mãos.
2 - Hederson Albertini - Assertiva
De Zero a Um, de Peter Thiel
O livro
de cabeceira que mereceu destaque em 2019 foi o do Peter Thiel, cofundador do
PayPal, na avaliação de Hederson Albertini, CEO da Assertiva, plataforma que
utiliza inteligência de dados para prevenção a fraude. “O livro trata de um
tema simples, mas que é a base de uma empresa: a união dos sócios, que devem
saber administrar as diferenças, a vaidade e o ego”, destacou o CEO da startup.
3 - José Pedro Mello - AtletasNow
De Zero a Um, de Peter Thiel
José
Pedro Mello, CEO da AtletasNow, marketplace de esportes, afirma ter se
inspirado com o livro de Peter Thiel porque acredita que a experiência vivida
pelo autor como empreendedor no PayPal seja valiosa para quem está começando a
empreender. “A estratégia que o autor retrata para fazer o negócio decolar faz
com que nós repensemos processos, atitudes e visões sobre o próprio business.”
4 - Rafael Gianesini - Cidadania4u
Alta Performance em Vendas, de Dale Carnegie e Michael A. Crom
“Apesar
de o livro ser de 2005, suas práticas são atemporais e ajudam na organização de
time e otimização de vendas”, avaliou Rafael Gianesini, CEO da Cidadania4u, app
que promete ajudar brasileiros na obtenção de cidadania italiana. Após concluir
a leitura em abril, o executivo afirma ter mudado seu time comercial e
aumentado o faturamento mensal de R$ 35 mil para R$ 200 mil a partir do segundo
semestre.
5 - Vinícius Picollo - Clooset
Longe da Árvore, de Andrew Solomon  
Para
Vinícius Picollo, CEO da Clooset, plataforma online que conecta
microinfluenciadores a marcas, o livro inspirou seu ano porque fala sobre a
construção de identidade entre pais e filhos. A obra, resultado de uma pesquisa
de quase 20 anos, aborda o processo de aceitação e empatia que os pais passam
quando se dão conta que seus filhos são diferentes das expectativas impostas
pela sociedade.
6 - João Borges - DreamShaper
“O coach de um trilhão de dólares: O manual de liderança do Vale do Silício”, de Eric Schmidt
O livro
conta lições de gerenciamento do treinador e executivo de negócios Bill
Campbell, que desempenhou um papel fundamental no crescimento de várias
empresas de destaque do Vale do Silício, como Google, Apple e Intuit, afirmou
João Borges, CEO DreamShaper, plataforma online de ensino colaborativo. “Quanto
mais experiente e competente você é, mais importante é ter uma pessoa que te
ajuda a ser cada vez melhor”, analisou Borges.
7 - Diego Dzodan - Facily
Made In America (Feito na América, em tradução livre), de Sam Walton
Diego
Dzodan, cofundador e CEO da Facily, aplicativo de compras em grupo, afirma que
a autobiografia do fundador da rede varejista Walmart conta como trabalhar duro
fez Sam Walton criar uma das maiores e mais valiosas empresas do mundo. Além
disso, a obra destaca a necessidade de manter a cabeça focada no mercado.
8 - Lívia Rigueiral - Homer
Abundância: O Futuro é Melhor do que Você Imagina, de Peter H. Diamandis e Steven Kotler
Segundo
Lívia Rigueiral, CEO da Homer, aplicativo voltado para parcerias imobiliárias,
os autores contam como o progresso tecnológico vai permitir que o ser humano
tenha, nas próximas décadas, ganhos incomparáveis com os dos últimos séculos.
“O livro abre a mente possibilidades de um futuro inspirador para o mercado”,
analisou Lívia.
9 - João Pedro Resende - Hotmart
Adams Óbvio, de Robert Updegraff
“O livro
traz boas lições sobre como simplificar nossa comunicação e focar
exclusivamente nos fatos. A obra tem mais de 100 anos que traz lições
atemporais para qualquer empreendedor atual”, avaliou João Pedro Resende, CEO e
cofundador da Hotmart, especializada em venda e distribuição de produtos
digitais. Para influenciar sua equipe, os líderes da startup presenteiam novos
funcionários com o livro durante a integração.
10 - Fernando Cirne - Locaweb
Empresas Feitas para Vencer, de Jim Collins
Para
Fernando Cirne, CEO da Locaweb, o livro mostra como grandes empresas atingem o
sucesso no decorrer do tempo e como isso se aplica no DNA de uma organização
desde o seu nascimento. “O autor descreve como as empresas podem atingir uma
excelência que se perpetua no longo prazo e as características que diferem uma
companhia bem-sucedida de uma fracassada”, explicou a executiva.
11 - Max Oliveira - MaxMilhas
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie 
A
importância da inteligência emocional é o principal destaque da obra de Dale
Carnegie, na avaliação de Max Oliveira, CEO da MaxMilhas, plataforma que
comercializa passagens áreas promocionais. “Uma pessoa pode ser ótima
tecnicamente no que faz, mas só isso não basta para que ela trilhe um caminho de
conquistas. Soft skills são fundamentais porque reforçam a capacidade de
adaptação das pessoas em um ambiente que está em constante mudança”, avaliou.
12 - Lachlan de Crespigny - Revelo
Total Recall: My Unbelievably True Life Story (Recall Total: Minha inacreditável verdadeira história, em tradução livre), de Arnold Schwarzenegger
Segundo Lachlan de Crespigny, cofundador da Revelo, plataforma de recrutamento digital, o livro de Schwarzenegger retrata uma período que poucos conhecem do ex-governador da Califórnia (EUA): “o ator vivia em situação de extrema pobreza na Áustria e usou seu carisma e foco para alavancar uma grande empresa do setor imobiliário, que bancou sua entrada nos filmes. É um livro inspirador", diz.
13 - Rodrigo Cartacho - Sympla
Homo Deus, de Yuval Harari
Para Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla, plataforma de gestão de eventos e venda de ingressos, o último livro da trilogia de Harari leva o leitor a “uma reflexão brilhante do passado, presente e futuro da humanidade”. As obras antecedentes: “21 lições para o século 21” e “Homo Sapiens” abordam a história da humanidade e foram recomendados por grandes nomes da inovação como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Barack Obama.
14 - Carlos Mira - TruckPad
O Foco Define a Sorte, de Dulce Magalhães
O livro de cabeceira de Carlos Mira, CEO do TruckPad, plataforma
de conexão entre caminhoneiros e cargas, destaca a importância do foco negócios
e a necessidade de executar tarefas de forma assertiva, com calma e paciência.
“No mercado de tecnologia, é preciso resolver um problema por vez e não
desperdiçar energia com problemas de pouca relevância”, explicou o executivo.
15 - Thadeu Diz - Zee.Now   
“A Loja de Tudo”, de Brad Stone
Para Thadeu Diz, fundador da Zee.Now, delivery de produtos pet, o
livro do jornalista Brad Stone conta a história da Amazon e como ela começou
como uma loja online de livros em um momento em que as pessoas não confiavam no
e-commerce. “Jeff Bezos sempre me inspirou. Minha frase favorita é a que ele
afirma: ‘‘Você precisa estar disposto a ser mal interpretado se quiser
inovar’”, retratou Diz.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão