Thumbnail

Fluffy

Ford testa “cão” robô capaz de reduzir em 50% o tempo para mapear fábricas

GazzConecta
11/08/2020 18:00
A fabricante de automóveis Ford está utilizando cães robô, equipados com câmeras, para auxiliar engenheiros no mapeamento de plantas de fábricas da montadora. Chamado de Fluffy, o robô é capaz de realizar a varredura e oferecer gráficos em três dimensões para facilitar a implantação de novas tecnologias ou planejar novas linhas de produção. O robô quadrúpede, semelhante a um cão, é produzido e alugado pela Boston Dynamics, famosa pelo desenvolvimento dos autômatos super resistentes.
Entre as vantagens do robô estão a economia de tempo e mão de obra para realizar estes serviços, além de um aumento na eficiência de fábricas para o fornecimento de novos produtos. De acordo com a Ford, em uma nota enviada para a agência internacional de notícias Reuters, antes da adoção de Fluffly os mapeamentos demoravam cerca de duas semanas e custavam 300 mil dólares para a montadora. O robô oferece economia de 50% no tempo gasto, reduzindo o trabalho de duas, para uma semana.
O robô leva a metade do tempo que engenheiros levariam para mapear fábricas.
O robô leva a metade do tempo que engenheiros levariam para mapear fábricas.
O robô é equipado com câmeras e sensor laser, que digitalizam os espaços. Suas ações são programadas por controle remoto, em distâncias de até 50 metros. Fluffy é ainda equipado com um pequeno robô, que digitaliza espaços inacessíveis por conta de seu tamanho.
A tecnologia está em teste na montadora Van Dyke, no estado do Michigan nos Estados Unidos. O valor do investimento não foi divulgado mas o robô custa a partir de US$ 74,5 (cerca de 406 mil reais), no site da Boston Dynamics. A companhia só comercializa os equipamentos se a empresa contratante seguir regras de utilização e finalidade.
Em vídeo institucional Mark Goderis, gerente de engenharia digital da Ford, salienta que a inovação, se aprovada, vai reformular a engenharia da companhia. “Tem sido incrível poder pegar algo como o Fluffy e transformá-lo em uma ferramenta de engenharia útil para a nossa companhia. O que esse robô consegue fazer vai mudar de maneira significativa a comunidade”, afirma.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão