Thumbnail

Durante a transmissão ao vivo, empreendedores apresentam seus produtos durante aproximadamente quarenta minutos.

Vendas ao vivo

Google escolhe Brasil para testar live commerce no Youtube

GazzConecta, com colaboração de Millena Prado
28/08/2020 18:36
O Brasil foi o primeiro país selecionado pelo Google para utilizar o projeto Vitrine Digital, programa em que empreendedores podem oferecer seus produtos em lives divulgadas na página do Google Brasil, no Youtube. O Google tem oferecido vagas de mentorias gratuitas para pequenas e médias empresas para participarem deste novo modelo de vendas online, que está sendo chamado de live commerce. A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo digital brasileiro, levando em consideração os impactos da pandemia.
“O Brasil foi o primeiro país a realizar esse evento, pois enxergamos uma oportunidade de ajudar as pequenas e médias empresas a usarem o YouTube como mais uma ferramenta para alavancar suas vendas, durante o período de incertezas gerado pela pandemia da Covid-19", destaca Susana Ayarza, diretora de marketing do Google no Brasil.
"O formato é interessante e democrático, uma vez que permite que, de maneira autônoma e sem custo, o empreendedor possa apresentar seus produtos a uma quantidade significativa da audiência do YouTube”, explica.
Durante a transmissão ao vivo, empreendedores apresentam seus produtos durante aproximadamente quarenta minutos. A primeira transmissão foi realizada em agosto e contou com a inscrição de mais de 500 empresas para participarem.
Esta foi a segunda experiência de live commerce promovida pelo Google em território brasileiro. A primeira foi o Show da Black Friday, um projeto piloto da companhia e que alcançou cinco milhões de usuários em cinco horas.
Pesquisa realizada pelo Google com mil consumidores mostrou que brasileiro está aberto a um comércio digital mais interativo. No total, 20% dos entrevistados disseram já ter usado algum mecanismo de venda online interativa, enquanto outros 26% dizem que conhecem o formato, mas nunca usaram. Outros 27% afirmam não conhecer o live commerce, mas disseram ter interesse em experimentar esse tipo de compra.
 Susana Ayarza, diretora de marketing do Google no Brasil. Foto: Divulgação/Google
Susana Ayarza, diretora de marketing do Google no Brasil. Foto: Divulgação/Google
Para a diretora, mesmo com o indicativo de adesão, o novo formato ainda será adaptado para atrair mais público. “O principal desafio hoje para as pequenas e médias empresas é testar o formato e entender qual pode ser o seu papel dentro do YouTube. Muitas delas acreditam que anunciar dentro da plataforma não é algo acessível para uma marca pequena, mas esquecem que há muitas possibilidades que elas podem experimentar para se conectar, como criar conteúdos que possam ajudar os consumidores e gerar interesse em conhecer mais o produto”, aponta.

Aprender para vender

O empresário precisa conhecer e utilizar as ferramentas disponíveis. Entre as iniciativas para promover o conhecimento e enfrentamento da crise, o Google oferece também mentorias gratuitas sobre marketing digital e vendas. As mentorias Cresça com o Google passaram a ser realizadas em parceria com a plataforma de e-commerce, Loja Integrada.
O lojista se cadastra no programa e têm acesso a informações sobre as melhores formas de começar sua loja online. Os participantes acessam aulões, sessões de mentoria coletiva, marketing digital, vendas online além de atendimento do Google para aumentar sua visibilidade. Através da parceria, os inscritos têm acesso  ao pacote básico para expor até 75 produtos por meio da loja virtual, gratuitamente. As inscrições estão abertas pelo site.

Dicas para vender ao vivo

O Google elenca ainda algumas dicas para que o pequeno empreendedor posicione bem sua marca online, atraindo novos clientes. Na visão da corporação, é importante que os empreendedores entendam o vídeo como um dos recursos e ferramentas disponíveis para viabilizar o marketing digital.
“Para quem está começando a se aventurar no mundo digital, indicamos que utilize o aplicativo Primer, que oferece lições gratuitas sobre empreendedorismo, marketing digital, entre outros assuntos relevantes para qualquer empreendedor. Além disso, recomendamos que, neste período de pandemia, os donos de negócios procurem aprender mais sobre o comportamento dos consumidores na internet e como as plataformas do Google podem ajudar, por meio das lives que estamos realizando por meio do Google Academy”, indica a diretora de marketing.
Confira algumas dicas do Google para utilizar as plataformas digitais:
  • Em uma live commerce, conte a história da sua empresa para os clientes que não a conhecem;
  • É importante fazer ofertas para quem esperou para assistir a sua live;
  • Leve o consumidor para canais de comunicação da empresa, como redes sociais, para que possam manter o contato sempre ativo;
  • Mantenha endereços atualizados para que os usuários possam encontrar a loja e os contatos através da busca ou do Google Maps.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão