Thumbnail

Gazeta do Povo é um dos veículos que participa da parceria com o Google. Brasil e Alemanha são os primeiros países a lançarem os Destaques

Google Destaques

Com 20 veículos brasileiros, Google lança projeto de remuneração por notícias

Mariana Ceccon, especial para o GazzConecta
01/10/2020 13:16
O Google vai passar a remunerar mais de 20 veículos de comunicação brasileiros para produção de notícias e conteúdo jornalístico. A ação faz parte do novo lançamento da plataforma, o Google News Showcase – ou, no Brasil, Destaques – um espaço onde ficam concentradas as principais manchetes do jornalismo brasileiro, selecionadas por editores dos diferentes veículos. O projeto foi lançado nesta quinta-feira (1) e foi anunciado no blog oficial da companhia.
Além do Brasil, a Alemanha também faz parte do lançamento piloto da iniciativa, que nos próximos meses também será habilitada na Argentina, Canadá, Reino Unido e Austrália, totalizando 200 veículos de comunicação remunerados. Para isso, o Google investirá um total de US$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos no que a companhia chama de "programa de licenciamento de conteúdo". Veículos da Índia, Bélgica e Holanda também estudam assinar a parceria.
No Brasil, a Gazeta do Povo é parte dos grupos de comunicação que integram o programa, além da Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, SBT News, UOL e Veja. Outras importantes redações, como A Gazeta, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, GZH, Jornal Correio (BA), Jornal do Comércio (RS), NSC Total, O Dia, O Tempo, e Portal Correio completam a lista de adesões ao programa.
Veículos brasileiros parceiros do programa Destaques
Veículos brasileiros parceiros do programa Destaques
A diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes, diz que o lançamento dos Destaques é um passo importante para estreitar o relacionamento entre produtores de conteúdo jornalístico com os usuários do Google.
“Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google”, diz a diretora.
Com o investimento, o Destaque soma-se a outras iniciativas da companhia de apoio ao jornalismo como o Assine com o Google, Web Stories e notícias em formato de áudio. "Destaques vai oferecer aos leitores mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do noticiário, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações", resume a companhia, no anúncio oficial do programa.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão