Thumbnail

Atualizações estarão disponíveis a partir de março e incluem realidade aumentada para pedestres.

Google Maps completa 15 anos e lança novos recursos para quem não está de carro

Patrícia Basilio, especial para Gazeta do Povo
06/02/2020 19:48
O Google Maps, ferramenta de pesquisa e visualização de mapas, completa 15 anos neste sábado (8/2). Para celebrar a data, o Google vai lançar novos recursos principalmente para quem está deixando o carro em casa e adotando outros modais de transporte como bicicletas e ônibus. As novidades estarão disponíveis para usuários do mundo todo no início de março.
Os pedestres também serão contemplados na atualização global do aplicativo a partir do "Live View", tecnologia de realidade aumentada que guia o usuário ao destino selecionado com imagens reais em 3D da cidade.
Para usuários do transporte público, a nova atualização permite informar ao Google se o trem ou o ônibus está cheio, atrasado e se há um vagão exclusivo para mulheres ou para pessoas com deficiência, por exemplo.
Além disso, 60 novas cidades brasileiras terão informação em tempo real sobre transporte público até o final do ano, entre elas Salvador (BA), Recife (PE), Brasília (DF), Taubaté (SP) e Niterói, em uma parceria com a startup CittaMobi, de planejamento logístico. As capitais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro já possuem o sistema.

Informações sobre bicicletas em tempo real

Os usuários de bicicletas também serão impactados na nova versão do Google Maps. A ferramenta vai indicar a localização de estações de compartilhamento de bikes e de ciclovias mais próximas, assim como a disponibilidade das magrelas em tempo real. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“Estamos acompanhando a demanda do público e, se o modal ganhar relevância em outras cidades, vamos expandir o recurso”, afirmou Tijana Jankovic, head de parcerias estratégicas do Google Maps na América Latina, em evento de comemoração da data nesta quinta-feira (6/2), em São Paulo. “Também estamos tentando implantar a realidade aumentada no transporte público para ajudar os passageiros a encontrar a estação certa”, adiantou a executiva sérvia.
Outros recursos que entrarão no ar a partir de março vão possibilitar que os usuários chamem um táxi ou carro compartilhado dentro do próprio mapa; contribuam com sugestões de estabelecimentos; paguem o transporte público de forma integrada e tracem uma rota específica para motocicletas ou para desviar de rodízios e pedágios.
“Jornada multimodal não é só reunir informações de diferentes transportes, mas saber realizar as melhores combinações a partir delas”.
Tijana Jankovic, head de parcerias estratégicas do Google Maps na América Latina

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão