Thumbnail

Great Place to Work reconhece as 100 melhores empresas para se trabalhar no Paraná em 2021

GPTW

Great Place to Work: as 100 melhores empresas para se trabalhar no Paraná em 2021

Guilherme Haas, especial para o GazzConecta
04/11/2021 20:01
Cem empresas paranaenses foram reconhecidas pelo Great Place to Work como as melhores para se trabalhar no ano de 2021. A 12ª edição do ranking do Paraná foi anunciada na quinta-feira (04/11) em evento online realizado com o apoio da Gazeta do Povo e da ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos), e patrocínio do Clube Gazeta e da RPC.
Quase 300 empresas do Paraná concorreram ao ranking Great Place to Work 2021. Dessas, cem foram classificadas, divididas entre três categorias: 20 empresas de grande porte (com mais de 1 mil funcionários); 65 de médio porte (entre 100 e 999 empregados) e 15 de pequeno porte (de 30 a 99 colaboradores).
“Em um ano tão desafiador, 295 empresas se inscreveram para esta 12ª edição do ranking – é um número impressionante e um crescimento incrível que estamos celebrando com muita alegria.  Estão sendo impactados 137.669 colaboradores envolvidos nessas 295 empresas”, comemora Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil e representante no Paraná. 
O ranking do Paraná vem crescendo a cada ano. A 8ª edição, de apenas quatro anos atrás, contava com 50 empresas ranqueadas. Em 2020, foram 90 organizações do estado listadas pelo GPTW. “Alguns anos atrás, começamos o ranking com 25 empresas. Hoje já temos 100 empresas sendo reconhecidas, sendo o Paraná um dos estados com maior número de empresas ranqueadas do Brasil”, comenta Hilgo Gonçalves.
Os rankings Great Place to Work são uma forma de reconhecer as empresas que são referência em ambiente de trabalho em seus estados. As empresas que concorrem ao ranking passaram primeiro por um processo de consultoria, chamado de Jornada, na qual são realizadas pesquisas com os funcionários. As organizações que têm pelo menos 70% de respostas positivas de seus colaboradores sobre ser um ótimo ambiente de trabalho são contempladas pelo certificado Great Place to Work, com validade de 1 ano. A certificação GPTW é necessária para concorrer aos rankings Great Place to Work.

Perfil das empresas premiadas

Dentre os funcionários das 100 empresas premiadas pelo GPTW 2021 no Paraná, 57% são homens e 43% mulheres. Os cargos de liderança são predominantemente masculinos, com 82% dos postos de alta liderança e 56% de média liderança. Entre CEOs das empresas, apenas 6 das 100 empresas têm mulheres na presidência. Se comparado ao ano passado, o índice de mulheres em cargos de média gestão cresceu, passando de 40% para 56%.
No que se refere à distribuição etária dos colaboradores, 35% estão na faixa de 26 a 34 anos, 30% têm entre 35 e 44 anos, 19% estão com até 25 anos, 12% ficam entre 45 e 54 anos e 4% estão acima de 55 anos de idade. Em termos de escolaridade, 43% dos funcionários possuem o ensino médio completo ou menos, enquanto 25% têm o ensino superior completo.

Benefícios e ações das melhoras empresas do Paraná

As empresas paranaenses reconhecidas pelo Great Place to Work 2021 oferecem benefícios e realizam ações em prol do bem-estar dos seus funcionários. Muitas delas possuem programas para custear cursos profissionalizantes ou de aperfeiçoamento: 72% contam com bolsas de estudos para graduação ou pós; 52% têm bolsas para cursos de idioma; 58% têm universidade interna; e 26% das empresas oferecem verba para seus colaboradores usarem em desenvolvimento de sua escolha.
Pensando no aperfeiçoamento contínuo dos seus funcionários, 68% das empresas premiadas no Paraná oferecem programas de coaching e 63% possuem mentoria. O acompanhamento profissional também é destaque, com 55% dos funcionários dessas empresas recebendo pelo menos 3 feedbacks no ano. Além disso, 73% permitem que os colaboradores participem de voluntariado no horário de trabalho, e 68% das empresas contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a igualdade.

Confiança e orgulho dos funcionários

O estudo do Great Place to Work revela ainda o sentimento dos funcionários em relação às empresas nas quais trabalham. Para 97% dos colaboradores das melhores empresas paranaenses, as pessoas são tratadas de forma igualitária independente de etnia, cor, orientação sexual, gênero ou idade, enquanto 96% dizem ter orgulho da empresa em que estão. Entre as características com notas menores na avaliação estão questões de remuneração (adequação de salário, PLR e benefícios) e a falta de participação dos funcionários nas decisões da empresa.
Questionadas sobre os motivos de permanecerem nas melhores empresas do Paraná, 44% dos funcionários destacam a oportunidade de crescimento, 27% a qualidade de vida, 13% reconhecem a remuneração e benefícios, e outros 13% o alinhamento de valores. Entre as dimensões de confiança dos funcionários em relação às empresas, foram elencadas: o orgulho pela profissão e por trabalhar na empresa; a camaradagem entre colegas e o sentimento de pertencimento; a credibilidade dos líderes para gerenciar pessoas e administrar os negócios; e o respeito e imparcialidade dos líderes na relação aos funcionários.
Sobre o fluxo do quadro de colaboradores, esse grupo de empresas apresentou, em média, uma taxa de saída voluntária de 8%. A rotatividade voluntária representou, no período, cerca de 29% do total de demissões. Em contrapartida, 33% das pessoas que compõem os quadros de funcionários das premiadas foram admitidas no último ano, enquanto 9% dos colaboradores dessas empresas foram promovidos nesse período.

Great Place to Work

O Great Place to Work é uma consultoria global fundada nos Estados Unidos e presente em 90 países. Ela apoia organizações para obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. No Brasil, a primeira lista de melhores empresas foi feita em 1997. Para participar do ranking regional é preciso ter no mínimo 30 funcionários e concorrer com um CNPJ registrado no Paraná.

Parceria GPTW e Tribuna Empregos

Pensando na dificuldade de atrair bons talentos e expressar a cultura e os valores da empresa nos sistemas de classificados que existem no mercado, o Tribuna Empregos, plataforma de contratação da Tribuna do Parana, oferece uma cortesia às empresas que participam do ranking GPTW.
Todas as empresas participantes do evento ganharão uma cortesia, disponível por 30 dias, para anunciar suas vagas nos classificados na plataforma.
A missão do Tribuna Empregos é permitir que as empresas utilizem conteúdo, storytelling e recursos visuais para atrair os melhores talentos para suas vagas.
Com a solução as company Pages, uma área onde a empresa podem se apresentar, mostrando o ambiente de trabalho e suas iniciativas que transformam a empresa em um lugar para se trabalhar. E para divulgar suas vagas, a plataforma conta com os company posts, que unem storytelling e técnicas de SEO para atingir mais pessoas e atrair os melhores talentos.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão