Thumbnail

Para especialistas, futuro do entretenimento vai depender de quanto tempo as pessoas vão levar para se sentir confortáveis em aglomerações.

Hack Pelo Futuro

Diretor do Festival de Teatro de Curitiba: “Já era hora do modelo cultural ser reinventado”

GazzConecta
24/04/2020 13:09
O consumo de entretenimento foi impactado fortemente pela pandemia no novo coronavírus. Com as atividades culturais e artísticas canceladas, como a oferta de cultura e o mercado estão reagindo a esta nova demanda? Qual será o novo cenários e quais as adaptações deverão ser feitas para que empresas sobrevivam no pós-crise?
O futuro do entretenimento e da cultura foi o principal tema do quarto talk que compõe a programação do Hack Pelo Futuro, iniciativa que busca fomentar as ideias inovadoras em um mundo pós-pandemia.
Pensando nisso o bate-papo desta quinta-feira (23) reuniu Giovana Alcântara, diretora comercial da Kantar Ibope Media; Felipe Guerra, arquiteto, urbanista, cenógrafo e diretor de arte; e Leonardo Knopfholz, produtor do Festival de Teatro de Curitiba. Comandando o bate-papo, esteve Ilana Lerner, diretora da Biblioteca Pública do Paraná.
Os convidados apontaram suas visões de futuro, dificuldades e oportunidades de crescimento que surgem mesmo em meio à crise, e refletiram ainda sobre os desafios para manter a produção de arte e cultura rentável e emocionante.
Para Giovana Alcântara, o momento é de reinvenção e fortalecimento de quem produz conteúdo relevante. “O período de confinamento trouxe as pessoas para dentro de casa e a gente percebe um crescimento dos meios de comunicação como um todo. As pessoas estão isoladas, utilizando esses meios para se informar e entreter. Se eles já tinham força, isso ficou mais evidente neste momento”. E completa: “existe uma possibilidade de audiência que antes não existia. Essa é a hora de testar coisas novas, errar e acertar”. 
Na visão de Knopfholz, o momento é desafiador e passa pela conscientização da população, que em sua visão é um ponto de virada para as mudanças no setor cultural, que passa por uma crise há algum tempo. “Já era hora do modelo ser reinventado e questionado”, afirma.
No ponto de vista de Felipe Guerra, a pandemia está acelerando as mudanças e o futuro está apontando para que empresas inteligentes possam investir em marketing e entretenimento, para que as marcas possam se posicionar e superar a crise. “As empresas com visões antigas vão retirar a verba de marketing, mas as inteligentes vão perceber que é justamente no investimento e entretenimento que está o futuro”, relata.

Seremos os mesmos no futuro?

Entre as incertezas sobre quando os grandes eventos e espetáculos serão permitidos novamente e se as pessoas ainda irão querer frequentar aglomerações, há dois pontos de vista. Na opinião da coordenadora regional da Kantar, quando a pandemia acabar o público vai querer consumir ainda mais apresentações culturais e viver novas experiências.
“As pessoas estão sensíveis à compaixão e colaboração, tudo precisa despertar emoção e surpreender. É justamente isso que as marcas estão buscando, projetos que façam a conexão com esse momento e que entreguem algo mais colaborativo para a sociedade”, completa a especialista.
Já Leandro questiona o comportamento das pessoas depois da pandemia. “Pode acontecer um aculturamento que também aconteceu durante a Sars, em que as pessoas demoraram para retornar às atividades dessa natureza [envolvendo aglomerações]. Não é porque a atividade está aberta que o consumidor está disposto a entrar” reflete.

Tendências de mercado

O talk que fecha a rodada de bate-papos do Hack Pelo Futuro é realizado nesta sexta-feira (24) a partir das 19h, e vai abordar o tema das tendências de mercado. As inscrições estão abertas pelo site.
Os convidados são Michel Costa da Founder Institute, Luanna Taniollo fundadora da Troc e Fábio Araújo da Brain Inteligência Estratégica.  Quem media a conversa é Giancarlo Rocco, da Celepar.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão