Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
HerMoney
Andrezza Rodrigues enxergou a oportunidade para criar uma startup que resolvesse dores específicas da mulher empreendedora| Foto:

Após uma série de experiências como cliente de serviços tecnológicos de gestão financeira e perceber que havia queixas específicas de mulheres em relação a esse tema, a empreendedora Andrezza Rodrigues enxergou a oportunidade para criar uma startup. Hoje o empreendimento é conhecido como HerMoney.

Cofundadora da StartHerUp — primeira comunidade de empreendedoras de startups no Ceará —, Andrezza é contadora com especialização em planejamento estratégico e MBA em controladoria. Em sua carreira, acumula mais de 10 anos de experiência em startups e como gestora financeira no setor industrial.

Gestão financeira direcionada para mulheres

No final de 2019, a empreendedora percebeu que era difícil encontrar no mercado uma empresa que oferecesse automação financeira e equidade de gênero, ou seja, uma ferramenta de gestão financeira direcionada para mulheres.

Ao vislumbrar essa brecha no mercado, ela fundou a HerMoney, uma empresa que busca entender de maneira bastante profunda a necessidade real das empreendedoras brasileiras.

“Ninguém entende tanto uma mulher quanto outra mulher, por isso juntas somos capazes de transformar os desafios em forças”, declara Andrezza Rodrigues.

O sucesso foi grande logo de início, e a startup HerMoney atingiu marcas expressivas logo no primeiro ano de operação:

  • O faturamento cresceu em 600%;
  • O time de colaboradores ficou 3 vezes maior;
  • Houve uma captação de investimentos com os principais grupos de anjos do Brasil.

Como funciona a HerMoney?

A HerMoney é uma plataforma de gestão financeira criada para mulheres e tem como diferencial a tecnologia envolvida no processo de interpretação dos dados das usuárias.

Por causa da automação financeira, as mulheres que usam as HerMoney não precisam digitar seus dados financeiros para que a plataforma faça a interpretação das informações.

herrmoney interface
Ferramenta permite fazer lançamentos enviando arquivos pelo WhatsApp| Divulgação

Para facilitar a utilização e melhorar a experiência, as clientes da HerMoney mandam apenas uma foto do extrato, da despesa ou da receita pelo WhatsApp.

O sistema conta com uma tecnologia para fazer a leitura e extração dos dados, criando de forma automática o registro de cada movimentação financeira. Depois, todos os relatórios e painéis são atualizados em tempo real.

Problemas comuns das empreendedoras

A HerMoney foi elaborada para ajudar empreendedoras a superarem barreiras financeiras que costumam surgir por causa do contexto cultural e social. Entre os maiores problemas:

  • Falta de conhecimento sobre gestão financeira;
  • Falta de tempo, já que muitas empreendedoras exercem outras funções e possuem múltiplas jornadas;
  • Pouca ou nenhuma estrutura, criando negócios com recursos limitados, que dependem basicamente de seu próprio esforço para dar certo.

Nesses casos, a startup oferece um suporte rápido e profissional para ajudar empreendedoras de forma segura durante parte da operação necessária para conduzir o próprio negócio.

Na plataforma de automação financeira para mulheres, elas podem acompanhar os resultados da empresa de maneira bem clara e simples de entender. Além disso, visualizam a capacidade produtiva do negócio e tomam decisões com mais segurança, com base em dados.

hermoney
Serivço de controle financeiro para pequenos negócios busca solucionar problemas encontrados comumente por mulheres empreendedoras| Divulgação

Todo o trabalho da plataforma é realizado por meio de inteligência de dados, já que a HerMoney usa um software para analisar as informações e enviar, por WhatsApp, dicas para que as empreendedoras alcancem suas metas financeiras com base em relatórios sobre o desempenho de suas empresas.

Captação por equity crowdfunding

Depois de fazer uma captação de R$ 600 mil, parte com investidores anjos, no final de 2020, a startup decidiu reservar uma fatia de R$ 250 mil para captar por equity crowdfunding.

A equipe gestora da HerMoney acredita que essa é uma forma de trazer protagonismo financeiro a pequenas investidoras, incluindo clientes da startup.

A captação está disponível pela plataforma Wishe, e a expectativa é concluir a campanha ainda no começo de julho deste ano.

Fundada em Fortaleza, no Ceará, a HerMoney atende clientes de todos os lugares do Brasil e está se preparando para ser uma central de tomadas de decisões financeiras para pequenas empresas.

A expectativa é que a tecnologia de open banking torne esse projeto real, já que a plataforma permite cruzar diversos dados bancários, como histórico de crédito, pesquisas e simulações de serviço, com informações financeiras e operacionais que já estão sendo gerenciadas por meio da startup.

Com isso, por ter uma visão panorâmica do pequeno negócio, a HerMoney poderá oferecer para empreendedoras as melhores ofertas e oportunidades de crédito e investimentos, com base em cálculos precisos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]