Thumbnail

Andrezza Rodrigues enxergou a oportunidade para criar uma startup que resolvesse dores específicas da mulher empreendedora

HerMoney, a plataforma de automação financeira que ajuda empreendedoras

GazzConecta com ClickTextos
04/06/2021 17:00
Após uma série de experiências como cliente de serviços tecnológicos de gestão financeira e perceber que havia queixas específicas de mulheres em relação a esse tema, a empreendedora Andrezza Rodrigues enxergou a oportunidade para criar uma startup. Hoje o empreendimento é conhecido como HerMoney.
Cofundadora da StartHerUp — primeira comunidade de empreendedoras de startups no Ceará —, Andrezza é contadora com especialização em planejamento estratégico e MBA em controladoria. Em sua carreira, acumula mais de 10 anos de experiência em startups e como gestora financeira no setor industrial.

Gestão financeira direcionada para mulheres

No final de 2019, a empreendedora
percebeu que era difícil encontrar no mercado uma empresa que oferecesse
automação financeira e equidade de gênero, ou seja, uma ferramenta de gestão
financeira direcionada para mulheres.
Ao vislumbrar essa brecha no mercado, ela fundou a HerMoney, uma empresa que busca entender de maneira bastante profunda a necessidade real das empreendedoras brasileiras.
“Ninguém entende tanto uma mulher quanto outra mulher, por isso juntas somos capazes de transformar os desafios em forças”, declara Andrezza Rodrigues.
O sucesso foi grande logo de início, e a startup HerMoney atingiu marcas expressivas logo no primeiro ano de operação:
  • O
    faturamento cresceu em 600%;
  • O time de
    colaboradores ficou 3 vezes maior;
  • Houve uma
    captação de investimentos com os principais grupos de anjos do Brasil.

Como funciona a HerMoney?

A HerMoney é uma plataforma de
gestão financeira criada para mulheres e tem como diferencial a tecnologia
envolvida no processo de interpretação dos dados das usuárias.
Por causa da automação financeira, as mulheres que usam as HerMoney não precisam digitar seus dados financeiros para que a plataforma faça a interpretação das informações.
Ferramenta permite fazer lançamentos enviando arquivos pelo WhatsApp
Ferramenta permite fazer lançamentos enviando arquivos pelo WhatsApp
Para facilitar a utilização e melhorar a experiência, as clientes da HerMoney mandam apenas uma foto do extrato, da despesa ou da receita pelo WhatsApp.
O sistema conta com uma tecnologia para fazer a leitura e extração dos dados, criando de forma automática o registro de cada movimentação financeira. Depois, todos os relatórios e painéis são atualizados em tempo real.

Problemas comuns das empreendedoras

A HerMoney foi elaborada para ajudar empreendedoras a superarem barreiras financeiras que costumam surgir por causa do contexto cultural e social. Entre os maiores problemas:
  • Falta de conhecimento sobre gestão financeira;
  • Falta de tempo, já que muitas empreendedoras exercem outras funções e
    possuem múltiplas jornadas;
  • Pouca ou nenhuma estrutura, criando negócios com recursos limitados, que
    dependem basicamente de seu próprio esforço para dar certo.
Nesses casos, a startup oferece um suporte rápido e profissional para ajudar empreendedoras de forma segura durante parte da operação necessária para conduzir o próprio negócio.
Na plataforma de automação financeira para mulheres, elas podem acompanhar os resultados da empresa de maneira bem clara e simples de entender. Além disso, visualizam a capacidade produtiva do negócio e tomam decisões com mais segurança, com base em dados.
Serivço de controle financeiro para pequenos negócios busca solucionar problemas encontrados comumente por mulheres empreendedoras
Serivço de controle financeiro para pequenos negócios busca solucionar problemas encontrados comumente por mulheres empreendedoras
Todo o trabalho da
plataforma é realizado por meio de inteligência de dados, já que a HerMoney usa
um software para analisar as informações e enviar, por WhatsApp, dicas para que
as empreendedoras alcancem suas metas financeiras com base em relatórios sobre
o desempenho de suas empresas.

Captação por equity crowdfunding

Depois de fazer uma captação de R$ 600 mil, parte com investidores anjos, no final de 2020, a startup decidiu reservar uma fatia de R$ 250 mil para captar por equity crowdfunding.
A equipe gestora da HerMoney acredita que essa é uma forma de trazer protagonismo financeiro a pequenas investidoras, incluindo clientes da startup.
A captação está disponível pela plataforma Wishe, e a expectativa é concluir a campanha ainda no começo de julho deste ano.
Fundada em Fortaleza, no Ceará, a HerMoney atende clientes de todos os lugares do Brasil e está se preparando para ser uma central de tomadas de decisões financeiras para pequenas empresas.
A expectativa é que a tecnologia de open banking torne esse projeto real, já que a plataforma permite cruzar diversos dados bancários, como histórico de crédito, pesquisas e simulações de serviço, com informações financeiras e operacionais que já estão sendo gerenciadas por meio da startup.
Com isso, por ter uma visão panorâmica do pequeno negócio, a HerMoney poderá oferecer para empreendedoras as melhores ofertas e oportunidades de crédito e investimentos, com base em cálculos precisos.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão